Cidadeverde.com

Firmino Filho participa de evento sobre tecnologia na capital

Imprimir
As novas tecnologias estão ganhando o mundo e em Teresina não seria diferente. Foi pensando nisso que a Prefeitura resolveu ser uma das incentivadoras do Teresina Tech, evento que se propõe a discutir e compartilhar experiências tecnológicas. O evento é organizado ainda pelo Interaje com apoio ainda do Sebrae e Prefeitura de Timon. O evento teve seu ápice neste sábado com a realização do Virada Geek, no Complexo Turístico da Ponte Estaiada. O prefeito Firmino Filho participou do evento.


O Virada Geek teve início às 19 horas deste sábado (14) e segue até o meio-dia de domingo. Durante esse tempo, apaixonados por tecnologia poderão compartilhar experiências, trocar ideias e conhecer um pouco mais do que está sendo produzido no campo tecnológico da capital. Além disso, será um espaço também para exposições e palestras.

Como um dos entusiastas das novas tecnologias, o prefeito Firmino Filho lembrou que Teresina nasceu planejada para ser uma capital prestadora de serviços. “Dessa forma, a Prefeitura não poderia deixar de ser parceira de um evento como esse. Nós estamos aqui para dizer que acreditamos em vocês e que acreditamos nas possibilidades na área de Tecnologia da Informação na capital”, frisou.

Segundo Joselé Martins, do Interaje, o Virada Geek teve mais de 870 pré-inscritos. 

No local haverá feiras, competição de games, apresentações artísticas e culturais, além de palestras e exposição fotográfica. “É um evento importante porque junta todas as tribos de tecnologia para compartilhar informações”, comentou, agradecendo o apoio do prefeito.

O secretário municipal de Economia Solidária, Olavo Braz, ressaltou a importância do evento lembrando que Teresina está se transformando em num polo tecnológico. “O prefeito Firmino Filho está terminado em transformar Teresina em um polo de tecnologia da informação e comunicação”, lembrou.

Segundo ele, a Prefeitura já trabalha no escopo de plantas baixas de empresas de call center, onde pelo menos quatro empresas já estão se habilitando para se instalar na capital. “Somente essas quatro empresas irão gerar cerca de 16 mil novos empregos, sobretudo aos jovens, ligados a essa área de tecnologia de informação e comunicação”, pontuou, acrescentando que, dessa forma, é necessário capacitar essa mão de obra para que ela se torne qualificada para transformar as pequenas empresas e dotá-las de capacidade para trabalhar no mercado regional e até mesmo nacional.

Olavo Braz comentou ainda que estiveram recentemente em Teresina, representantes da Unicamp e técnicos do Cepal para estudar a perspectiva do setor de Tecnologia da Informação (TI) de Teresina. “Sabendo desse potencial, o prefeito Firmino Filho destinou ao orçamento desse triênio, R$6 milhões para a Semest. As Universidades, Timon e os municípios que integram a RIDE da Grande Teresina, são protagonistas importantes na instalação desse polo econômico e tecnológico em Teresina”, finalizou.

A Empresa de Processamento de Dados da Prefeitura (Prodater) também estava com um estande no evento. “Aqui estamos com a exposição de todos os programas desenvolvidos pela Prodater e que estão a disposição de terceiros”, pontuou o presidente do órgão, Renato Berger.

redacao@cidadeverde;cp,
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais