Cidadeverde.com

Unidade de saúde do Promorar faz teste rápido de sífilis e HIV

Imprimir
Durante todo o dia de hoje (12), a Unidade Básica de Saúde Felipe Pádua, no bairro Promorar, recebe um mutirão para a realização de testes rápidos para a detecção de sífilis e HIV. De agora em diante, essas ações serão incluídas na rotina das UBS da zona Sul e realizadas em mensalmente em cada uma.
 
Os mutirões são abertos ao público em geral, por demanda espontânea. “Os agentes comunitários de saúde estão encarregados de chamar a comunidade para que compareçam, em especial aqueles que fazem parte dos grupos considerados vulneráveis, como gestantes, mulheres em idade fértil, hipertensos e usuários de drogas”, conta Alexandre Carvalho, enfermeiro da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
           
Os testes são realizados por uma equipe de enfermeiros e um assistente social, e o resultado sai em torno de 15 minutos. A autônoma Leila Ferreira esteve na UBS para participar e conta que seu marido também pretendia realizar o teste. “É muito importante cuidarmos da nossa saúde, por isso devemos aproveitar estas oportunidades para fazer exames e conferir se estamos bem”, afirma.
 
Os testes permitem que seja feita uma triagem e confirmação dos casos, para que então sejam encaminhados para os procedimentos adequados. No caso da sífilis o tratamento é realizado por meio da administração de medicamentos na própria UBS, já os usuários diagnosticados com HIV são encaminhados ao Serviço de Atendimento Especializado no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, onde passarão por exames e tratamento.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais