Cidadeverde.com

Para solucionar colapso, Defesa Civil promete cavar poços em Alegrete do Piauí

Imprimir

Vitorino Tavares, diretor da Defesa Civil, disse no Notícia da Manhã desta sexta-feira (3), que o órgão deve escavar poços em breve na cidade de Alegrete, localizada 380 quilômetros ao Sul da capital Teresina, que entrou em colapso por falta de água.

De acordo com Vitorino Tavares, a escavação de poços na cidade deve ocorrer assim que a burocracia permitir. "A Prefeitura, o Governo do Estado estão buscando apoio junto ao Governo Federal no sentido de solucionar esse problema da melhor e mais rápida forma possível. Passando o trâmite burocrático que exige o setor público, em poucos dias a Defesa Civil estará escavando poços no município de Alegrete para solucionar esse problema", afirmou.

Vitorino Tavares conta que, apesar do período chuvoso, Alegrete entrou em colapso por falta de água porque os poços da cidade estão secando. "A cidade de Alegrete está vivendo um momento diferente. Está havendo um esvaziamento dos poços. Os poços estão secando. Agora, está se buscando suprir essa necessidade com carros pipas e com escavação de novos poços para que a cidade não venha a entrar em colapso".

De acordo com Vitorino Tavares, mesmo com as chuvas que banharam boa parte do Piauí no primeiro semestre, a situação de vários municípios ainda é muito delicada. "Embora se configure um período chuvoso nesse momento, os efeitos que se tem da seca não são possiveis de um tratamento rápido como se esperava".

Em Cajueira do Praia, Bom Princípio e Luís Correia, na região Norte, cidades que tradicionalmente não sofrem com a seca, o problema foi ocasionado pela ausência de potabilidade da água. Em Marcolândia, o cenário é semelhante. "A água não tem qualidade suficiente", explicou Vitorino Tavares.

Atualmente, 201 municípios piauienses decretaram estado de emergência por causa da seca.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais