Cidadeverde.com

Regina Souza repercute alto número de acidentes de moto no Piauí

Imprimir

A senadora Regina Souza (PT-PI) chamou a atenção para o elevado número de acidentes envolvendo motociclistas no Piauí, vitimando principalmente os mais jovens, com idade entre 20 e 39 anos.

Waldemir Barreto/Agência Senado

Dados do Hospital de Urgência de Teresina revelam que, em 2014, foram atendidos pacientes de 12,500 acidentes de motocicletas, enquanto que os atendimentos a vítimas de acidentes de carros não chegaram a 1.400. Nesses dados, acrescentou a senadora, não estão computados os atendimentos de acidentes mais leves, feitos em hospitais de bairros, nem os ocorridos em outras cidades do Piauí.

Regina Sousa lembrou que a melhoria das condições de vida da população e o preço mais vantajoso das motocicletas popularizaram esse tipo de veículo em todo o país e, especialmente, no Piauí. Segundo ela, crianças que antes brincavam de bicicleta, hoje já pilotam motocicletas nas cidades do interior do estado.

Por isso, Regina Sousa sugeriu mais investimentos em educação no trânsito; na sinalização das vias; e na fiscalização, especialmente quanto ao uso do capacete. Segundo ela, condutores ou caronas não usavam capacete em 80% dos acidentes envolvendo motocicletas no Piauí.

- Para cada pessoa morta, os acidentes deixam entre 20 e 25 feridos; mais de 200 mil pessoas por ano, estimativas feitas a partir de dados do SUS [Sistema Único de Saúde].  E as lesões de acidentes com motos são geralmente graves e em cerca de 30% dos casos as vítimas ficam com sequelas para toda a vida. Como consequência, o custo dos acidentes para o SUS é milionário, com reflexos nas contas da previdência social - disse a senadora.

Fonte: Senado

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais