Cidadeverde.com

Família de jovem morta com tiro no pescoço autorizou doação de suas córneas

Imprimir
  • jennifer-1.jpg Reprodução Facebook
  • jeniffer-1.jpg Reprodução Facebook
  • jenifer-2.jpg Reprodução Facebook
  • jenifer-3.jpg Reprodução Facebook
  • AiNuLngv2mj4N8iE3EheiZYEcodgdQUuyWwqmAIlKG23.jpg Wilson Filho/CidadeVerde.com
  • AuszsM_VaOApqu6tDpMUOEfkRUXzafVovom6zM1-YHD7.jpg Wilson Filho/CidadeVerde.com
  • Ai_aKFkEmg3pc1RptL66gSOiT9Ul4qCvL_N4L2GPA98s.jpg Wilson Filho/CidadeVerde.com
  • AoQKdwexQStkOhDzzv7yra52EavPbEOTp7tPz-csxH1w.jpg Wilson Filho/CidadeVerde.com
  • AoJxLpLFNnpz7i6wEvZXj-wV3BzRDPybMDr_lZbNg5_X.jpg Wilson Filho/CidadeVerde.com

A família da jovem Jennifer Cartney da Silva, 21 anos, morta na noite de sexta-feira (3) com um tiro no pescoço na loja de celular onde trabalhava em Teresina, autorizou a doação das córneas da estudante. A captação aconteceu durante a perícia do corpo no Instituto Médico Legal de Teresina (IML).

De acordo com Lourdes Pereira, coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, os órgãos serão transplantados até terça-feira. “Quando a gente faz a retirada, são feitos todos os exames e as córneas são processadas em um banco de olhos. Possivelmente estaremos fazendo o transplante no início da semana”, explicou.

Foto: Reprodução/Facebook

A escolha do paciente que vai receber as córneas é rápida, de acordo com a coordenadora. “A gente chama o paciente, que faz um pequeno exame pré-operatório”, afirmou, destacando que provavelmente será alguém do interior do estado.

O procedimento para a doação, segundo a Central de Transplantes, é o mesmo de qualquer outro órgão do corpo humano, como rins e coração. “O processo é o mesmo. A família assina o termo de doação na presença de testemunhas para que seja feita a retirada”, informou.

A captação das córneas Jennifer aconteceu no IML, onde uma equipe fica de plantão e, em caso de potenciais doadores, a Central é acionada.  

“No IML tem um grupo capacitado com assistência social e quando chega um potencial doador, como uma moça jovem como a Jennifer, automaticamente nós somos avisados e fazemos a retirada”, ressalta Lourdes. 

Só este ano,  de acordo com a Central de Transplantes, 90 transplantes de córneas já foram realizados no estado do Piauí.

O crime

Jennifer Cartney da Silva morreu no final da tarde desta sexta-feira vítima de um tiro no pescoço. A primeira informação era de que um celular teria explodido em seu ouvido. O fato aconteceu quando ela saída da loja de assistência técnica Info cell onde trabalhava, na avenida Gil Martins, zona sul de Teresina. 

De acordo com a Delegacia de Homicídios, um adolescente de 17 anos suspeito do crime foi apreendido e o dono do estabelecimento pode responder pelo crime. A estudante foi enterrada na tarde de sábado.

 

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais