Cidadeverde.com

Crime ambiental: moradora denuncia derrubada de cajueiro de mais de 20 anos na zona Sul

Imprimir

Uma moradora do conjunto João Emílio Falcão, localizado no bairro Cristo Rei, realizou denúncia de crime ambiental quanto à derrubada de árvores de mais de duas décadas no bairro. Segundo ela, o espaço onde ficavam cajueiros bastante antigos dará espaço a uma garagem particular e a ação é de autoria de outros moradores do local. 


Foto: arquivo pessoal

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Aluísio Sampaio, destacou que a ação é um crime ambiental e que mediante denúncia junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) ou à Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) da região, os autores serão investigados. 

"O cajueiro tinha mais de 20 anos, dava sombra frondosa e frutos deliciosos e os moradores mandaram arrancar. Chorei ao ver o quanto o cajueiro lutou contra as inúmeras machadadas que levou. Como o ser humano é cruel", lamentou a moradora, que prefere não se identificar. 

Segundo ela, o fato ocorre desde a semana passada, precisamente na Quadra 5, Bl 7, do conjunto. Ela comenta o fato de que os autores da derrubada dos cajueiros provavelmente não possuem licença ambiental para a ação e pede que autoridades competentes tomem providências. 

O secretário orientou a população para que denuncie esse tipo de ação, pois as fiscalizações da Semam e das SDUs nem sempre conseguem coibir todos os crimes. 

"Infelizmente nossos fiscais não podem estar o tempo todo em todo lugar, então as pessoas precisam nos ajudar e denunciar formalmente, mesmo que de forma anônima", disse. 

Segundo ele, a depender da gravidade do crime, o responsável pode ser submetido a pena de prisão. De forma geral, o autor pode ser responsabilizado com pagamento de multa ou pena alternativa. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais