Cidadeverde.com

Teresina está em nível de alerta devido a baixa umidade do ar

Imprimir

O Piauí está em estado de alerta devido à baixa umidade de ar que, neste ano, chegou antecipadamente, no mês de julho. Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta quinta-feira (30), a meteorologista Sônia Feitosa informou que alguns municípios piauienses ao Sul do Estado como São Raimundo Nonato, Caracol e Bom Jesus atingiram menos de 20% de umidade relativa do ar. Teresina está em nível de alerta, com 30%, sendo que o nível considerado aceitável deve estar acima deste percentual.

“Os índices de umidade relativa do ar começam a baixar em julho e essa queda só era esperada para o mês de agosto. Normalmente, os níveis só baixam nos próximos meses, porém, dessa vez, ocorreu antes. De Norte a Sul do Piauí, a umidade do ar está abaixo da média e a previsão é de mais quedas. Alguns municípios atingiram índices menores ainda, como São Raimundo Nonato (14%), Caracol (16% )e Bom Jesus (18%)”, explica Sônia Feitosa. 

A meteorologista explica que os baixos índices ocorrem devido a uma massa de ar seca, responsável também pelo bloqueio de chuvas de ventos úmidos que poderiam soprar do oceano.

Com a queda da umidade, existem duas preocupações principais para a saúde. Além do ar poluído, as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios. Tanto ressecamento pode causar até sangramentos no nariz, mas uma boa dica para quem tem problemas respiratórios como rinite e sinusite é a utilização de soro fisiológico para hidratar as narinas. 

Neste período, recomenda-se o uso de cortinas leves e que possam ser lavadas mais facilmente, a utilização de panos úmidos para a limpeza, evitando as vassouras, a colocação de bacias com água em ambientes da casa, bem como o uso de umidificadores. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais