Cidadeverde.com

Em Teresina, senador Paulo Paim projeto de terceirização na Alepi

Imprimir

De acordo com o senador Paulo Paim (PT-RS), no Brasil são mais de 12 milhões de trabalhadores terceirizados. Ele disse que um levantamento aponta que o trabalhador terceirizado trabalha três horas a mais, em média, e recebe 25% a menos pelo mesmo serviço realizado, fica 3,1 anos a menos no emprego do que trabalhadores contratados diretamente; estão mais expostos a acidentes de trabalho devido a menores treinamento e capacitação para as atividades exercidas, além de terem prejuízos na hora de se aposentar. O estudo mostra, ainda, que para cada 10 pessoas empregadas, oito são terceirizadas e de 5 mortes, 4 são de pessoas terceirizadas.

O senador veio a Teresina debater o projeto das terceirizações em audiência na Assembleia Legislativa do Piauí nessa quinta-feira (06). O projeto de lei nº 4330/2015, já foi aprovado pela Câmara do Deputados e estabelece a possibilidade de terceirização de todas atividades em uma empresa.  
 O convite foi feito pela Comissão de Direitos Humanos e da Juventude e o debate proposto pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), intermediado pela deputada Flora Izabel (PT). 

O deputado Gerorgiano Neto (PSD) presidiu o debate e agradeceu a presença do senador Paim. A senadora Regina Sousa (PT-PI) também falou e destacou o orgulho de compor a Comissão de Direitos Humanos do Senado. 

O presidente Themístocles Filho comentou rapidamente a crise institucional vivida no país, citando a grave situação financeira do Rio Grande do Sul, mas disse que estava ali para ouvir o senador e aprender com ele. 

Paim é presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado e relator da matéria que dispõe sobre a ampliação da terceirização. Ele vem debatendo o tema em audiências públicas realizadas em vários estados, com objetivo garantir os direitos já assegurados a 50 milhões de trabalhadores, que podem ser diretamente afetados pela aprovação da matéria em tramitação no Senado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais