Cidadeverde.com

Heráclito defende Eduardo Cunha e diz que clima na Câmara está "um inferno"

Imprimir

O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) saiu em defesa do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Em entrevista ao Notícia da Manhã, sexta-feira (21), o piauiense admitiu que o parlamentar tem "pecados", mas elencou uma série de medidas positivas instaladas pelo peemedebista.

"O que nós temos em relação à Câmara é a extensão da eleição do Eduardo Cunha. É um segundo turno que foi instalado desde o primeiro momento. Se for observado quem está no protesto, que quer a renúncia dele, são os que perderam a eleição para Cunha ou os que já eram adversários dele, principalmente, por questões localizadas no Rio de Janeiro. Não tenho procuração para defender o Cunha, não votei nele (meu partido tem candidato), mas tenho o direito de defender a Câmara dos Deputados. Ele pode ter vários pecados, mas ele tem muito estudo, criou uma agenda própria para a Câmara, onde defende o direito do trabalhador, do aposentado...coisa que há muito tempo não havia na Câmara e, evidentemente, isso contrariou interesses", disse o piauiense. 

Heráclito Fortes comentou ainda sobre as denúncias apresentadas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o deputado Eduardo e o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), por suposto envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.

Nas denúncias, o procurador-geral pede a condenação dos dois sob a acusação de terem cometidos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com a Procuradoria, eles receberam propina de contratos firmados entre a Petrobras e fornecedores da estatal.

"A procuradoria da Câmara anunciou que o presidente da Câmara seria indiciado há dois dias, mas deixou para fazer o indiciamento horas antes do movimento. Acredito em articulação de setores do Ministério Público com o PT. A denúncia foi feita em um momento errado porque deu combustível a essa manifestação. O MP bem ou mal, certo ou errado, cumpriu sua parte. Agora vai chegar o momento da defesa. Ninguém tem compromisso com erro. Não li toda a peça de acusação, mas a parte que li, existem denúncias que são suposições ", disse o peemedista se referindo à denúncia apresentada por Janot, no dia em que militantes petistas saíram às ruas em defesa da presidente Dilma Rousseff.

Em tom humorado, o parlamentar ainda falou sobre o 'clima' de instabilidade na Câmara dos Deputados.

"A Câmara hoje é um inferno. A gente sabe a hora que vai chegar, mas não sabe a hora que vai sair. Já tem deputado se queixando que está prestes a perder a mulher. A votação ontem terminou às 19h e um parlamentar me disse que, pelo sim pelo não, ia ligar para a mulher dele antes de chegar em casa, pois estava tão acostumado a chegar tão tarde que tinha medo de se encontrar com o urso", brincou o Fortes.

Eleições municipais em Teresina

Quando o assunto é eleições em 2016, Heráclito Fortes preferiu não tomar partido. Porém, acredita que a operação Lava Jato irá influenciar no rumo na disputa municipal em todo o país.

"Vamos ficar na dependência da apuração desses fatos. Está tudo muito vinculado ao processo da Lava Jato. O futuro do PT depende disso, até porque é o partido mais atingido. Existem esquisitices que podem criar problemas, por isso, temos que aguardar...Peço a Deus que o Piauí não sofra mais. Não é pecado falar em sucessão, mas precipitado falar agora. O Firmino tem que trabalhar por Teresina. A cidade não pode parar e ele mesmo pede que a sucessão seja tratada somente ano que vem e acho que está certo. O Firmino tem candidatura posta e tem o Pessoa que tem um estilo ao qual Teresina se identifica", resumiu. 

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais