Cidadeverde.com

H.Dobal é homenageado em leitura coletiva no #AbraceaLiteratura

Imprimir

Foto: Yala Sena

A onda de abraços tomou conta do Piauí e o Cidadeverde.com resolveu entrar na campanha de uma forma diferente. Porque não abraçar as letras, os contos, os livros, a poesia, a nossa literatura? Declaramos em definitivo, um abraço à tudo o que é nosso, aos nossos autores à nossa cultura tão rica e ao nosso povo, que através das palavras expressa sua vida, suas paisagens, suas belezes, amarguras e alegrias.

Nasce assim a Leitura Coletiva - #AbraceaLiteratura. O projeto convidou autores contemporâneos, atores, artistas, amantes da literatura, personalidades e até a própria redação do Cidadeverde.com para através de uma grande leitura coletiva, em forma de vídeos, exaltar quatro autores piauienses.

A série de vídeos faz parte da homenagem do especial Viva Piauí - A Gente Abraça Você, promovida pela TV Cidade Verde, que exibe um especial ao vivo na próxima segunda-feira (19), a partir das 11h. Durante três dias serão divulgados os abraços à H. Dobal, Thiago E, Da Costa e Silva e Assis Brasil. Para abrir a série, um vídeo dirigido por Moisés Chaves, apresenta a leitura coletiva do poema A Fazenda, de H. Dobal.

Breve histórico

Hindemburgo Dobal Teixeira nasceu em Teresina em 1927. Poeta, cronista e Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí, pertence à Academia Brasiliense de Letras e à Academia Piauiense de Letras. É considerado um dos grandes poetas contemporâneos da Literatura de língua portuguesa. Sua poesia consegue ser universal mesmo evocando especificamente o homem e sua terra.

Convidados

Participaram da primeira homenagem do Cidadeverde.com ao Dia do Piauí e à literatura o professor e escritor Cinéas Santos, a diretora da Casa da Cultura de Teresina, Josy Brito, o ator, cantor e produtor cultural Moisés Chaves e o ator e escritor Eduardo Lins Walkanmeieff. “A Fazenda” foi a poesia escolhida para a leitura coletiva. Leia na íntegra: 

A FAZENDA

São trinta cabeças de gado cabrum. Criação miúda
sem qualquer ciência.
Somente um chiqueiro defesa noturna
que bem cedo aberto o dia Ihes dá.
Rústicas a vida
de qualquer maneira sabem extrair
Mas vem da morte sua serventia
o couro e a carne para o homem mais pobre do que elas

Assista:

 

Versos cursos e ásperos que mostram o Piauí belo, a paisagem rude, sedutora e a intensa e profunda relação de Dobal com sua terra. "A TV poderia transformar esse país se apoiasse a cultura e a literatura é a expressão mais viva. A TV Cidade Verde é a única emissora que efetivamente prestigia a cultura e cria espaços. Mostrar o trabalho de Dobal é valorizar o que há de melhor na litreratura. Ele universalizou as paisagens físicas e humanas do Piauí", comenta o professor Cinéas.

As gravações foram feitas na Oficina da Palavra, no Centro de Teresina com imagens de JR Aires e edição de Tatiana Guimarães. O vídeo será disponibilizado também na página da TV Cidade Verde no Facebook e pode ser compartilhado nas redes sociais com a hashtag #abracealiteratura.

Amanhã o Cidadeverde.com continua a homenagem e lança a leitura coletiva de Da Costa e Silva com Amadeu Campos, Demetrios Galvão e Déborah Radassi.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais