Cidadeverde.com

Transnordestina diz que metrô causou acidente ao invadir área bloqueada

Imprimir
  • _MG_6425.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • _MG_6423.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • _MG_6398.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • _MG_6349.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • _MG_6337.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • _MG_6330.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • _MG_6314.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • _MG_6293.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • _MG_6287.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • _MG_6275.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • _MG_6270.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • _MG_6269.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • _MG_6265.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • _MG_6260.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com

A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) informou em nota na manhã dessa quinta-feira (12) que o acidente que deixou dois mortos na tarde de ontem (11) em Teresina foi causado pelo Metrô de Teresina. De acordo com a empresa, o metrô teria invadido uma área restrita sem permissão. "As primeiras investigações indicam descumprimento do procedimento operacional pelo Metrô de Teresina", diz a nota. 

O presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Antônio Sobral, afirmou que as circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas e confirmou que uma falha humana ou falta de comunicação podem ter sido as causas

"Ontem pela manhã, o metrô circulou das 5h45 e paralisou entre 8h40 e 9h e foi para a garagem, para que fosse feito o serviço de manutenção na linha com troca de dormentes, reposição de lastros nivelamento de linha. O metrô voltaria a circular após 16h, quando fosse concluído o serviço e principalmente retirada do trem de lastro que estava auxiliando na distribuição de brita para esse nivelamento de linha. Quando o metrô estava na linha, infelizmente esse trem de lastro ainda estava lá. A gente não sabe e nem falou que houve liberação de empresa A ou B para que o trem entrasse na linha. Estamos nomeando uma comissão para fazer um levantamento e saber onde ocorreu a falha. Com certeza, existiram várias falhas, uma determinante para que ocorresse o acidente", disse.

O maquinista do metrô, Gilvan Soares de Brito, e o auxiliar de maquinista da FTL, Gilvan Camelo da Silva, foram as vítimas. No acidente, o metrô de Teresina se chocou com o trem de carga que transporta cimento para a capital. O acidente aconteceu próximo ao cruzamento da linha férrea na avenida Higino Cunha, zona Sul, por volta das 16h. O local é conhecido por registrar constantes acidentes, geralmente envolvendo carros de passeio. 

Leia a nota da Transnordestina na íntegra: 

A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) lamenta informar o falecimento do colaborador Gilvan Camelo da Silva, auxiliar de maquinista, em um acidente ocorrido ontem (11.11) à tarde em Teresina (PI).

O acidente envolveu um trem de carga da empresa e uma composição do Metrô, próximo à passagem de nível da Avenida Higino Cunha, na Zona Sul da capital piauiense.

As primeiras investigações indicam descumprimento do procedimento operacional pelo Metrô de Teresina, que teria avançado uma SB (seção de bloqueio) sem permissão.

O trecho ferroviário onde ocorreu o acidente é  compartilhado entre as empresas.

A FTL está prestando todo apoio à família do colaborador e dará prosseguimento a uma ampla  investigação sobre o acidente.

 Assessoria de Imprensa da FTL (Ferrovia Transnordestina Logística).

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais