Cidadeverde.com

Governo inicia retirada de aguapés e canaranas do rio Poti

Imprimir

O trabalho de retirada dos aguapés e canaranas do rio Poti no trecho entre a Ponte da Primavera até o bairro Pedra Mole foi iniciado ontem(12). O trabalho está sendo feito por uma empresa contratada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), que está dando apoio à Prefeitura de Teresina, disponibilizando máquinas que garantirão a limpeza.

São mais de um milhão de metros cúbicos fechados com a vegetação, o que chamou atenção do secretário Ziza Carvalho durante uma visita realizada no mês de outubro. O problema foi analisado pela equipe técnica da Semar, após uma solicitação da Prefeitura de Teresina e do Ministério Público.

“Apresentamos ao governador Wellington Dias a situação do rio e logo foi autorizada a contratação de empresa para retirada dos aguapés e canaranas. Porém, este é um trabalho que deve durar entre 30 e 40 dias”, explica Ziza Carvalho.

“Já estamos há bastante tempo na luta contra essa vegetação que só aumenta a cada dia. Graças ao Governo do Piauí, essa parceria com a Prefeitura está disponibilizando máquinas que já estão limpando o rio. São dois caminhões basculantes (caçambas) com capacidade de 12 m³; uma pá carregadeira; e uma escavadeira com lança longa com alcance de oito metros”, explica o engenheiro Demóstenes Pintos, que coordena os trabalhos.

O  trabalho de remoção dos aguapés do rio Poti deve resultar na retirada de 700 carradas de resíduos.

O secretário do Meio Ambiente disse que este trabalho faz parte de uma ação da Semar que é garantir a revitalização dos rios no Piauí. “Contudo, é preciso que Estado, Município e União possam unir forças para combater tudo aquilo que possa prejudicar nossos recursos naturais”, acrescenta Ziza Carvalho.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais