Cidadeverde.com

Emendas de Heráclito Fortes contemplam várias obras no Piauí

Imprimir

Transnordestina, Bacia do Parnaíba, eletrificação, BR 407 e aeroporto de Uruçuí. Essas são obras realizadas no Estado do Piauí e que receberão emendas do deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), inseridas no Plano Plurianual – PPA. “A inclusão destas obras na programação do PPA é o primeiro passo para que esses recursos saiam do papel e sejam viabilizados pelo governo”, destaca Heráclito, que não cita qual o valor que cada obra receberá, mas ressaltou a importância de se garantir esses recursos para o Estado.

No caso da Transnordestina, por exemplo, a emenda será para o trecho que passa pelo Piauí.  Segundo Heráclito, só para a sua conclusão serão necessários cerca de R$ 700 milhões. O deputado lembrou que em conversa com o presidente da empresa responsável pela ferrovia, Ciro Gomes, este admitiu que até agora nenhum recurso do orçamento da União fora destinado à obra. “É frustrante dizer, mas até agora nada foi destinado”, disse Ciro Gomes ao ser questionado sobre o assunto. 

“Há cerca de um mês, a presidenta Dilma esteve no Piauí e anunciou a retomada das obras, então é lamentável que uma obra prioritária como esta esteja sendo tratada dessa maneira. Daí, a importância dessa emenda”, disse Heráclito.

Na área de eletrificação, serão destinados recursos para a adequação da rede elétrica do Estado do Piauí de maneira a evitar o desperdício de energia, muitas vezes ocasionado pelas chamadas gambiarras. “Estes investimentos, além de conter essas ligações ilegais, poderá contribuir para uma grande economia de energia elétrica, especialmente nos períodos mais quentes do ano quando o consumo é maior”, diz.

Ainda na área de infraestrutura também serão destinados recursos para a duplicação da BR 407 que corta os estados da Bahia, Pernambuco e Piauí. No estado, ela passa pelo município de Picos, um dos importantes entroncamentos rodoviários do estado, e Piripiri. Outra importante obra para o estado é a construção do aeroporto de Uruçuí. O objetivo, explica Heráclito, é beneficiar uma das regiões consideradas pólo agrícola, de vital importância para o desenvolvimento econômico do Estado. “Este aeroporto não só servirá para o transporte de passageiros, mas especialmente para o transporte de cargas, já que estamos falando de um dos municípios brasileiros com maior potencial agrícola e que mais cresce economicamente no Estado”, destaca.

Também receberá emenda de Heráclito Fortes, a Bacia do Parnaíba, considerada uma das mais importantes para a região Nordeste. Segundo Heráclito, ela será utilizada em obras de contenção do assoreamento dos rios Parnaíba, Igaraçu e também da Lagoa do Portinho, que já foi um grande atrativo para turistas , mas tem sofrido nos últimos anos pela estiagem e pelo processo acelerado de assoreamento.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais