Cidadeverde.com

OAB Piauí alega irregularidades e pede interdição do Zoobotânico; secretário reage

Imprimir
  • denunciazoo04.jpg Imagens da denúncia anexadas na ação
  • denunciazoo03.jpg Imagens da denúncia anexadas na ação
  • denunciazoo02.jpg Imagens da denúncia anexadas na ação
  • denunciazoo01.jpg Imagens da denúncia anexadas na ação

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Núcleo de Apoio aos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, protocolaram, nesta quarta-feira (09), uma Ação Civil Pública junto a Justiça Federal contra um dos principais pontos turísticos e de lazer em Teresina: o Parque Zoobotânico, localizado na Zona Leste.
 
A gravidade da situação presenciada pela comissão, a partir de denuncias, fez com que a OAB solicitasse a imediata interdição do Parque enquanto as medidas cabíveis não forem adotadas.
 
Na denúncia, a utilização de medicamentos vencidos, problemas estruturais e até a situação de animais enterrados em locais inapropriados foram relatados pela comissão. Uma das irregularidades relatadas pela presidente do Núcleo e membro da Comissão, Juliana Paz, está relacionada ao serpentário.
 
 “As cobras, por exemplo, estão com carrapatos e não possuem contato com o solo; o ambiente não possui iluminação adequada”, destaca, acrescentando que até o motivo que leva os animais ao óbito é omitido para evitar a relação da morte com a precária estrutura do Zoobotânico.
 
“O Zoobotânico está totalmente irregular. O sentimento é que existe uma preocupação maior com os visitantes do que com os animais. Todo o espaço precisa ser readequado para que todos sejam bem tratados”, comenta Juliana Paz.

O Cidadeverde.com teve acesso a fotos que fazem parte da ação. Elas mostram medicamentos com prazo de validade de 2014 e alimentos em recintos dos animais. 

Foto: Paulo Barros/Ccom

Secretário reage
Procurado pelo Cidadeverde.com, o secretário estadual de meio ambiente, Ziza Carvalho, disse que não foi notificado sobre a denúncia e estranha que a Semar não tenha sido procurada pela Ordem para discutir a situação do parque. Segundo o gestor, o Ministério Público Estadual visita o zoobotânico com frequência e não adotou medida parecida. 

"Pedir o fechamento de uma unidade de conservação e zoológico tão necessária para o lazer e recreação da comunidade teresinense, numa cidade tão carente de espaços públicos como esse, é uma total falta de prioridade da OAB. Ainda mais levando-se em consideração que não fomos convidados, em nenhum momento, pela Comissão de Meio Ambiente da OAB, para qualquer reunião visando discutir a situação do parque", declarou. Mesmo assim, o secretário garante adotar as medidas cabíveis para apurar as denúncias. 

Ziza Carvalho está em viagem ao exterior e frisou os cuidados com o parque. "Os animais são muito bem tratados e são respeitadas todas as exigências legais de funcionamento do parque. Inclusive estamos neste momento fazendo grandes investimentos na infraestrutura como: nova comunicação visual do parque com identificação de toda a fauna e flora existente, foi construído o CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres, trilhas ecológicas sinalizadas, trilha de ciclismo, arvorismo, academia ao ar livre, etc", acrescentou. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais