Cidadeverde.com

Federação do Piauí já fechou os calendários de provas de ciclismo e mountain bike

Imprimir

A diretoria da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP já divulgou os calendários dos campeonatos estaduais de ciclismo e de mountain bike, as duas modalidades que são disputadas pela entidade no Estado. A grande mudança para 2016 são a quantidade de etapas durante a temporada que foram reduzidas, a pedido dos próprios clubes, que são os organizadores das etapas. A decisão foi aprovada por ampla maioria em assembleia no último dia 26 de novembro.

Assim, o Campeonato Piauiense de Ciclismo (estrada), que teve 12 etapas este anos,  terá apenas seis, começando no mês de março, com a 2ª Copa Via de Aventura, no dia 13, no estilo Resistência, a ser realizada na Av. Raul Lopes, em Teresina. De 05 a 08 de maio, acontecerá a Copa Nordeste de Ciclismo, em Sergipe. No dia 12 de junho, entre os municípios de Altos e Beneditinos acontecerá a 3ª edição da prova 100 Km Oswaldo Marques, no estilo Estrada; em 24 de julho, valendo pela 4ª etapa acontecerá a prova de Resistência Ventos do Litoral, em Parnaíba; em agosto, mais um campeonato regional, dessa vez em Roraima, com a Copa Norte e Nordeste de Ciclismo; a 5ª etapa será a Evo Road, no estilo Circuito, no dia 27 de setembro, em local ainda a definir pela Equipe Evo Bike. No dia 27 de novembro, em Floriano, acontecerá pela segunda vez consecutiva no calendário da FCP a Corrida Pedro Tomaz.

Já o Campeonato Piauiense de Mountain Bike ficou decidido que acontecerá em 12 etapas, ao contrário dessa temporada, na qual seriam 17 provas e 16 foram realizadas. Para iniciar, logo em janeiro tem etapa valendo pelo Estadual, será o Rally Cerapió, nos dias 29 e 30 de janeiro, entre Picos/Ipiranga, no Sul do Estado, e em Teresina, no estilo maratona (XCM). A 2ª etapa será a Evo Cros, estilo circuito olímpico (XCO), no dia 21 de fevereiro; a 3ª será a prova Short Track, no dia 20 de março, também XCO, em Teresina; a 4ª etapa será no dia 17 de abril com a Copa das Águas, estilo XCO; a 5ª etapa será o Enduro do Marvão, no dia 22 de maio, em Castelo do Piauí, no estilo XCM; a 6ª etapa será a prova Bike Explorer, no dia 19 de junho, na Serra do Gavião, próximo a Teresina, no estilo XCO; no dia 03 de julho, Picos sediará a 7ª etapa do Piauiense XCM, o Picos Pro Race; a 8ª etapa será o Desafio do Peixe, em Esperantina, no dia 17 de julho, estilo XCM; a 9ª etapa será o Circuito MR Peças, no dia 07 de agosto, em Teresina; a 10 etapa será o Rally 40 Graus, no dia 04 de setembro, em Altos, estilo XCM; a 11ª etapa será o circuito X-Treme, no dia 13 de novembro, em Teresina. Para fechar o campeonato, a 2ª Volta dos Calangos, prova XCM, que acontecerá entre Teresina e Altos, no dia 04 de dezembro.

O presidente da FCP, George Rodrigues, informa que todas essas provas serão as provas que terão ranking e pontuação para definir os campeões de 2016. Ele lembra que os clubes ainda estão em fase de solicitação das etapas que valerão pelo ranking nacional da CBC e as que valerão apenas pelo ranking estadual. “Mas a Federação está aberta ainda para receber pedidos de homologação de provas não ranqueadas, mas que têm a sua importância para movimentar o esporte no nosso Estado”, justificou. Outra mudança para 2016 é a inclusão das categorias Juvenil, Máster C-1 (50 a 54 anos) e Over 5, seguindo o padrão da CBC.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais