Cidadeverde.com

Maria da Inglaterra é homenageada no Clube dos Diários e dança com governador

Imprimir
  • clube10.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • clube8.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • clube7.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • clube6.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • clube5.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • clube4.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • clube3.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • clube2.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • clube1.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com

Na inauguração da reforma do Complexo Clube dos Diários, no centro de Teresina, a cantora piauiense Maria da Inglaterra, que completa 77 anos nesta quinta (21), foi homenageada com seu nome em um dos camarins do centro cultural. 

O governador Wellington Dias (PT) destacou o talento e criatividade da cantora reconhecida pela originalidade das suas letras - ela já compôs mais de 300 músicas ao longo de sua carreira - e a homenageou com um buquê de flores e ainda dançou uns passos de valsa com Maria.

"É uma homenagem merecida, creio que o Piauí precisa cada vez mais se encontrar com seu povo, com suas raízes, Ela é uma mulher guerreira, sertaneja, popular, reconhecida nacionalmente, e essa singela homenagem é algo que acho que com certeza, nos faz resgatar pelo menos um pouquinho toda a dívida que temos com ela. Não poderia perder a oportunidade de dançar com a Maria da Inglaterra no Clube dos Diários", disse, em tom animado. 

Wellington fez um apelo para que as pessoas valorizem o Clube dos Diários, que foi restaurado, e que utilizem mais do espaço que reúne artistas, atividades culturais e que "respira cultura". 

Hoje às 21h será lançado um documentário sobre Maria da Inglaterra, no mesmo local, marcando ainda a inauguração da revitalização do espaço.

O governador disse que, dentre os investimentos para a cultura no Estado, estão os projetos de restauração dos pontos de cultura, o que já é uma determinação do Ministério da CUltura, e dos festivais em todo do Estado. 

Torquato Neto 

Na ocasião, foi anunciado que está sendo produzido, a nível nacional, um filme sobre o poeta Torquato Neto, que ainda não tem data de lançamento, mas terá um investimento de cerca de R$ 1,2 milhão, de recursos do governo do Estado e também de empresas privadas. O governo do Estado asinou um contrato de apoio à produção do filme na solenidade.

O governador destacou que essa é uma forma de resgatar o que, para ele, é uma dívida do próprio Piauí para com o escritor. "Foi uma iniciativa nacional, e nesse trabalho, o Estado está patrocinando, entrando com R$ 300 mil, mas também estimulando que também o Ministério da Cultrua, que outros setores e investidores do setor privado, enfim, possam também investir. O lado bom é que muito em breve vamos ter o resgate dessa históriado Piauí, Brasil e do mundo e conhecer esse artista que é conhecido pela voz dos outros, mas pela sua musicalidade, um grande poeta com uma história que nos orgulha muito".

“É uma homenagem tardia, mas agora vai acontecer. Ele era um artista meio que marginalizado dentro do seu Estado, mais conhecido muitas vezes fora do Brasil ou no Brasil do que no Brasil. Já tem roteiro, e são vários artistas, tem a colaboração dos seus companheiros de época, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil que com ele conviveram”, destacou o governador. 

O governador complementou que atores estão abrindo mão de cachês, muito que espontaneamente, querendo ajudar a realização do projeto.

 

 

Lyza Freitas (Flash)
Maria Romero (Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais