Cidadeverde.com

Piauí registra 1ª morte devido as chuvas e cidade decreta estado de emergência

Imprimir

 

O que deveria ser dia de festa de aniversário para a pequena cidade de Júlio Borges, a 815 da capital, se tornou tristeza com os danos causados pelas chuvas. Além de estar com um dos seus acessos interrompidos, um jovem morreu afogado ao tomar banho nas proximidades da ponte que desabou, a primeira vítima no Piauí devido as cheias dos rios. O prefeito declarou estado de emergência e suspendeu as atrações musicais.

Há cerca de um mês, as reclamações dos moradores eram sobre a falta de água com a seca da barragem Algodões II. Agora a situação é exatamente pelo oposto. Com a quantidade de chuvas quase o dobro do esperado para o mês de janeiro, os riachos que cercam a cidade encheram acima do normal. 

No Riacho Grande, um jovem de 24 anos, identificado apenas como Auri, foi tomar banho nas proximidades de uma das pontes que rompeu e acabou se afogado. Segundo o cabo Deusdeth, ele teria tido um ataque cardíaco quando banhava no rio. “A família disse que no corpo não foi encontrada água nos pulmões, o que indica que ele morreu antes de problemas cardíacos”, explica o militar.

Além da ponte que liga Júlio Borges ao Estado da Bahia ter rompido, outra que liga a comunidades rurais está prestes a cair.  “Uma das pontes caiu totalmente, sendo impossível a sua recuperação, e outra teve as cabeceiras cortadas, mas ainda não caiu. Dá para passar a pé, pelo menos ainda. No mais, temos as estradas muito danificadas”, relata o prefeito Manoel Ferreira Camelo.

Um dos grandes problemas é o acesso ao município, principalmente para o estado da Bahia e Brasília, onde o município depende economicamente. “De qualquer maneira, estamos sem transportar nada de mercadoria no município. A saída de ônibus está impossibilitada. Temos apenas a comunicação para Curimatá e Teresina livre. A cidade vive uma situação complicada”, lamenta o prefeito, que manterá apenas uma partida de futebol e uma missa pela comemoração do aniversário de Júlio Borges.

Outras cidades
Em outras cidades no Sul do Piauí, as chuvas também estão causando prejuízos. Em Queimada Nova, um dos acessos foi interrompido devido o deslizamento de rodovia. Entre as cidades de Wall Ferraz e Santa Cruz, um rio tomou a estrada e deixou um dos acessos interditados.

Em Parnaguá, a PI-255 acabou represando a água das chuvas e deixou duas comunidades rurais debaixo d’água. Os moradores tiveram que quebrar a via para o escoamento da água.

Ao norte do estado, algumas cidades também tiveram problemas como Campo Maior, que apresentou alagamento em bairros da periferia, deixando famílias temporariamente desabrigadas.

Barragens
Boa parte das barragens piauienses já está com o nível acima do esperado e algumas, como a Poço de Marruá e do Jenipapo já sangraram nesta semana.


Imagem da barragem Poço de Marruá, que sangrou na última segunda-feira

As barragens de Piaus e Algodões II também estão subindo o nível rapidamente nos últimos dias.

Em Dom Inocêncio, várias das barragens na zona Rural romperam e deixaram pelo menos 15 famílias desabrigadas.

 

Diego Iglesias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais