Cidadeverde.com

Governador tenta destravar obra de modernização do metrô em Brasília

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) vai tentar em Brasília nesta terça-feira (3) destravar os recursos para o início das obras de modernização do metrô de Teresina. O custo é de R$ 420 milhões por meio da parceria do Governo do Estado com a Caixa Econômica Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"Temos uma agenda com o Ministério das Cidades onde estamos tratando de uma solução para iniciar as obras do metrô", declarou.

O projeto para a obra está pronto e aguarda licitação. Inclui a revitalização da linha já existente, com recuperação dos trilhos e dormentes; modernização do sistema elétrico, sinalização e comunicação e o fechamento de toda a faixa metroviária, impedindo, com isso, o acesso de pessoas e animais, evitando acidentes.

Além da recuperação, o governo quer fazer a duplicação da linha férrea; construção de três novas estações de embarque e desembarque, uma no Mafuá, no São João e outra próxima à Rua Goiás. Está prevista ainda a reforma das estações já existentes e a aquisição de novos veículos, que serão Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), em substituição ao trens utilizados atualmente.

Emendas

Além dos recursos do metrô, Dias tenta em Brasília a liberação de recursos de emendas para o Piauí que, no total, somam R$ 2o milhões.

"Terei uma agenda com o ministro Ricardo Berzoine onde trataremos de emendas que parlamentares do Piauí colocaram, ficaram prontas e queremos que o governo faça a execução", afirmou.

Lyza Freitas (Flash)
Hérlon Moraes (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Metrô