Cidadeverde.com

Maternidade do Buenos Aires ganha Centro de Parto Normal

Imprimir

Para melhorar o atendimento e oferecer mais leitos obstétricos para as mães, a Prefeitura de Teresina está implantando o Centro de Parto Normal (CPN) na Maternidade do Buenos Aires, na zona Norte da capital. O espaço tem  estrutura para o atendimento conforme o modelo de assistência humanizada ao parto determinado pelo Ministério da Saúde.
 
A nova estrutura terá 52 leitos, sendo 30 obstétricos, sete de neonatologia, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) e cinco quartos para pré-parto, parto e pós-parto. A reforma da Maternidade está 95% concluída e tem investimento superior a R$ 2 milhões, sendo R$ 1,6 milhão dos cofres do município  e o restante do Governo Federal.
 
A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, destaca benefícios com o modelo de assistência humanizada às pacientes. “O atendimento do profissional de saúde é voltado para respeitar as necessidades da parturiente com suas especificidades, explicando e orientando sobre todos os procedimentos”, informa.
 
Ela explica que, além dos leitos, a maternidade terá sala de aleitamento, salas para testes do pezinho e orelhinha, cartório de registro de nascimento, sala de atendimento obstétrico neonatal, de fonoaudiologia e de classificação de risco.
 
Reforma melhora instalações
 
A obra de reforma da Maternidade do Hospital consiste também em intervenções para a melhoria do funcionamento geral do Hospital do Buenos Aires. Os investimentos são na parte elétrica, com a construção de subestação abrigada, reforma do setor nutricional, repouso dos médicos, banheiros  e setor de gás.
 
“A Prefeitura de Teresina tem o compromisso de garantir o acesso aos serviços de saúde, primando pela qualidade. São ações que refletem na melhoria do serviço. Vamos entregar para a população uma maternidade com o Centro de Parto Normal, com equipamentos modernos e instalações adequadas tanto para as pacientes como para os funcionários”, diz a presidente da FHT.
 
Quem está aguardando a conclusão da reforma é a dona de casa Maria da Conceição Dias, residente no bairro Buenos Aires. “É bom ter perto de casa serviços de saúde. Fico satisfeita em saber que a maternidade terá estrutura mais moderna”, diz.

Da Redação
[email protected] 


 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais