Cidadeverde.com

Em Teresina, 1.084 mulheres foram vítimas de violência sexual nos últimos três anos

Imprimir

De janeiro de 2014 até abril de 2016, 1.084 mulheres foram vítimas de violência sexual em Teresina. Os dados são da Gerência de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). 

Desse total, 457 atendimentos foram realizados no ano de 2014, 426 em 2015 e, de janeiro a abril de 2016, foram 201 atendimentos. 

A gerente Luciana Sena disse ainda que a maioria dessas vítimas são crianças e adolescentes. Além disso, a gerente destacou que a violência sexual não é somente o ato de penetração em sim, mas também o ato libidinoso como, por exemplo, o toque nas partes íntimas sem consentimento. 

“Alem da penetração propriamente dita, o ato libidinoso é um ponto importante porque apensa um toque na genitália pode causar transtorno psicológico para a criança, pois é a maioria dos casos”, ressalta a gerente em entrevista nesta quinta-feira (26) para o Jornal do Piauí. 

Luciane alerta que “a vítima precisa procurar o serviço (do Samvis) até 72 horas do acontecido porque precisa ser realizado a profilaxia para os casos de doença sexualmente transmissíveis e também tem a questão da anticoncepção de emergência, caso a mulher esteja em idade fértil”. 

No Samvis, o atendimento às mulheres vítimas de violência sexual é multiprofissional. O espaço possui psicólogo, assistência social, médico legista, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além do médico geni-obstétrico. É um atendimento amplo, integral, que, além da parte clínica, dá atenção ao psicológico da vítima. 

Serviço

Maternidade Dona Evangelina Rosa
Av. Higino Cunha, 1552 - Ilhotas, Teresina - PI, 64014-220
Telefone:(86) 3228-1053


Carlienne Carpaso
[email protected]
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais