Cidadeverde.com

Piauí tem maior saldo do Nordeste na manutenção de emprego

Imprimir

Uma pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente ao mês de junho de 2016, mostrou que o Piauí continua sendo o estado que apresenta saldo mais positivo da região Nordeste, no que diz respeito a manutenção de vagas de emprego. Com números de desligamentos muito abaixo dos outros estados, o Piauí contou com os menores índices do mês.

A atualização do Caged comprova que o estado se mantém estável apesar da desestabilidade causada pela crise econômica no país, mostrando que o problema pode se tornar oportunidades em algumas áreas.

Para que os números do Piauí sejam cada vez mais positivos, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), por meio do Governo do Estado, realiza diversos projetos para fomentar a economia e a empregabilidade. Um dos programas é o Setre nos municípios, que qualifica pessoas  que estão desempregadas ou fora do convívio social, na área da construção civil e embelezamento, através de quatro caminhões itinerantes que circulam todo o Piauí.

Para o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, os números dos Caged dão visibilidade também aos incentivos e investimentos que o governo realiza para mudar a realidade do desemprego. "A Setre busca trabalhar todos os dias para combater o desemprego e incentivar os novos negócios, e o governador Wellington Dias é nosso grande aliado nessa luta.  Realizamos diversas ações para aumentar a empregabilidade, incluindo cursos de qualificação gratuitos e feiras da economia solidária, assim buscamos controlar os números negativos e deixar o Piauí a frente dos outros estados do nordeste de forma positiva. Vimos agora que a pesquisa comprova que o esforço está dando resultados", ressaltou o secretário.

Em relação aos números de desemprego no mês de junho de 2016, o Piauí se manteve com o menor índice geral (0,03%), seguido pelo Maranhão, com saldo positivo/negativo zerado e pelo Ceará (-0.16%). Os números mostram que no setor de atividade econômica o estado tem se destacado dentro do país.

O Sine é outro sistema de responsabilidade da Setre que trabalha em busca de aumentar a geração de empregos no estado e oferta os serviços de encaminhamento para o mercado de trabalho, agendamento de seguro-desemprego, emissão de carteiras de trabalho, dentre outros.

Em prol da economia solidária, a Setre reúne diversos pequenos produtores em feirinhas, realizadas mensalmente na sede da secretaria, e em eventos externos. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: empregocaged