Cidadeverde.com

Poetas debatem importância dos saraus e caminhos da poesia contemporânea

Imprimir

Os poetas Jorge Salomão (RJ), Mardônio França (CE) e Demetrios Galvão (PI) estarão debatendo nesta sexta-feira (23) a importância dos saraus e os caminhos da poesia contemporânea. No mesmo dia, acontecerá também o sarau Navilouca, a partir das 19h, na galeria do Clube dos Diários. A entrada é gratuita.

Com o tema “Saraus e outros caminhos para a poesia contemporânea”, os convidados estarão dialogando com o público a partir das 16h, no Teatro Torquato Neto, na galeria do Clube dos Diários.

No Piauí os saraus se popularizam, sendo montadas nos mais diversos espaços, desde livrarias, bares, praças, espaços públicos e até em ocupações culturais com formato mais político.

O poeta Jorge Salomão, agitador baiano/carioca, escritor e artista multimídia, integrante da corrente tropicalista que mexeu com o país nos anos 70, é bem conhecido por quem trafega pelas jornadas artísticas Brasil afora, especialmente pelas noites cariocas.

Recente, Jorge Salomão permaneceu seis meses em cartaz no Teatro do SESI, no Rio de Janeiro, com o espetáculo “Não sou um poeta, sou um malabarista”, obtendo do público e da crítica, lotação garantida e exitosas opiniões. No momento Salomão faz temporada com o eclético sarau “Prosa e Poesia”, cenário em que se misturam artistas de diversas linguagens e em que o poeta “destila poesias com sabor de alegria e com as cores da sensibilidade, sempre com muito alto astral”.

Mardônio França que intervém ativamente na cena cultural em Fortaleza vem a Teresina lançar edição da revista Corsário, editada por ele, e vai falar de suas experiências culturais no Ceará. O evento tem apoio da Secretaria Estadual de Cultural e é organizado pelos coletivos Estação das Flores e sarau Tensão, Tesão e Criação.

A palestra será mediada pelo poeta e professor Demetrios Galvão. Ele é autor dos livros de poemas Insólito (2011), Bifurcações (2014) e do objeto poético Capsular (2015). Foi membro do coletivo poético Academia Onírica (2010/2012) e atualmente é um dos editores da revista Acrobata.
Programação do Jorge Salomão em Teresina
 
Dia 23/set – às 16h – teatro Torquato Neto 
Palestra – “Saraus e outros caminhos para a poesia contemporânea”.
Às 19h – Sarau Navilouca – na galeria do Clube dos Diários – entrada franca

 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais