Cidadeverde.com

Juíza proíbe divulgação da última pesquisa do Ibope para prefeito em Teresina

Imprimir

Juíza Zilneia Gomes concedeu liminar que suspende divulgação de pesquisa eleitoral

A assessoria juridica da coligação "Mudar Pensando em Você", que tem como candidato a prefeito de Teresina o Dr. Pessoa (PSD), informou ao Cidadeverde.com, agora há pouco, que a juíza Zilneia Gomes, da 1ª Zona Eleitoral, concedeu liminar favorável ao pedido de não divulgação da pesquisa eleitoral do Ibope (Inteligência Pesquisa e Consultoria LTDA). A pesquisa estava programada para ser divulgada na próxima sexta-feira (30), dois dias antes da votação do primeiro turno das eleições 2016. 

"Fomos informados que a juíza concedeu liminar favorável para a nossa Ação de Impugnação de Pesquisa Eleitoral. Nós entramos com esse pedido por entender que as duas últimas pesquisas do Ibope não seguiu o padrão determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A juíza deverá estar intimando o Ibope hoje", disse o advogado do Dr. Pessoa, Talmir Tércio, acrescentando que cabe recurso do Ibope junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. 

Na decisão, a juíza destacou que "em análise não exauriente dos presentes autos, contata-se dissonância entre parâmetros diretores das pesquisas eleitorais adotadas pelo TSE e o que foi posto em prática pela representada, notadamente com relação aos parâmetros etários que integram o plano amostral da pesquisa constada (...). Diante do exposto, considerando que a empresa Inteligência Pesquisa e Consultoria LTDA - Ibope não obedeceu as regras estabelecidas pela Resolução TSE nº23.453/2016, concedo a liminar para suspender a divulgação da pesquisa registrada sob o nº PI-05272/2016 junto a Justiça Eleitoral". 

Talmir Tércio explicou que o Ibope não respeitou o percentual por faixa etária estabelecido pelo TSE. "A gente estava analisando a pesquisa Ibope, as duas últimas, e o padrão da pesquisa não segue as referências do TSE. O TSE determina entrevista dos eleitores de 16 a 24 anos, o percentual de 16,07% da amostra, mas eles entrevistaram 21%. Da idade de 24 a 34 anos, o TSE exige o percentual de 25,04, e o Ibope utilizou 26,5% ", explicou o advogado.

"O padrão utilizado não traz uma realidade do que a pesquisa mostra", comentou Talmir, acrescentando que essas pesquisas influenciam no voto do eleitor. Por isso, precisam ser realizadas com total rigor e transparência. 

A representação também é contra a Coligação "Com o Povo Rumo à Vitória", que tem como candidato à reeleição Firmino Filho (PSDB). 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais