Cidadeverde.com

Idoso de 84 anos é preso suspeito de estuprar menino em Timon

Imprimir

O idoso Luiz Gonzaga, de 84 anos, foi preso na tarde de ontem (24) suspeito de estuprar um menino de apenas seis anos, na cidade de Timon (MA), vizinha a Teresina. Após audiência de custódia, na manhã desta sexta-feira (25) ele foi liberado. O juiz Elismar Marques, da 3ª Vara Criminal de Timon, considerou que o período do flagrante já havia passado quando ele foi preso. 

Segundo o Delegado Humaitan Martins, a prisão em flagrante foi baseada na denúncia da família da criança. Um tio do menino afirmou ter flagrado o idoso, há dois dias, forçando a vítima a praticar sexo oral. O tio teria visto a cena ao chegar em casa, às 14h do dia 23. 

A situação deixou a família da criança completamente abalada, já que o homem tinha proximidade com o menino, que o chamava de "vovô". 

"A criança está bastante traumatizada, pede a todo momento para a mãe escovar os dentes dele e está sem se alimentar desde aquele dia. Ele ainda não foi ouvido, isso será feito com acompanhamento do conselho tutelar e psicólogos", informou.

O promotor titular da 3ª Vara Criminal, Francisco Fernando, disse que fez a denúncia com pedido de prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica. O motivo de não pedir o regime fechado tem relação com a idade do suspeito. 

"Ele é muito idoso, tem idade avançada, a Lei de Execuções Penais garante alguns direitos a pessoas com mais de 70 anos. Além disso, ele é réu primário e as condições do presídio de Timon são completamente insalubres, são 160 vagas e há 400 presos. Há ainda a gravidade do crime, ele seria agredido lá dentro pelos outros presos", explicou. 

O delegado disse, contudo, que a prisão será pedida após conclusão do inquérito policial, que já foi instaurado. Além disso, a polícia não descarta a existência de outras vítimas do suspeito. 

"Não temos confirmação, mas não descartamos e podemos receber denúncias de outros casos. Esse tipo de delito e de comportamento, como a pedofilia, não aparecem de repente, de uma hora para outra. Ele pode ter feito outras vítimas, que só não tiveram coragem de denunciar", informou. 

O juiz liberou o suspeito, mas determinou que ele permaneça a pelo menos 200 metros de distância da casa da vítima. O promotor Francisco Fernando informou que o idoso será levado para a casa de familiares em outra localidade de Timon. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais