Cidadeverde.com

Primeiro mutirão cirúrgico do ano deve beneficiar trinta pacientes

Imprimir

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) está realizando neste sábado, 7, o primeiro mutirão de cirurgias do ano, com previsão de beneficiar trinta pacientes do Ambulatório Integrado (casos eletivos) e da urgência. Os mutirões já são uma atividade prevista do Hospital, de acordo com a diretoria geral.

Em pouco mais de um ano, os mutirões realizados pelo HGV foram responsáveis pelo atendimento de cerca de 1.500 pessoas em dez especialidades médicas. Outros três mutirões já estão programados para esse mês de janeiro, nas áreas de oftalmologia, cirurgia geral e ortopedia.

Clara Leal, diretora-geral do HGV, explica que os mutirões já estão incorporados à rotina do Hospital, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “Estamos promovendo essas ações praticamente todos os sábados e feriados. Neste ano, nosso objetivo é o de regularizar, definitivamente, o funcionamento do Centro Cirúrgico de segunda a sábado", destaca a diretora.

A diretora acrescenta que os mutirões estão entre as medidas implementadas para que fosse possível desafogar a fila de pacientes e reduzir o tempo de espera por um procedimento cirúrgico no hospital. “Hoje, temos uma média de espera de 40 dias para um procedimento eletivo. Como consequência, a fila de espera diminuiu em mais de 50%. A maior redução foi na área de ortopedia", completa a gestora.

Bastante confiante e animado, o mototaxista José de Melo, 50 anos, chegou cedo ao HGV na manhã desta sexta-feira, 6, para ser internado. Por causa de um acidente de trânsito, no qual fraturou a perna direita, ele passará pelo segundo procedimento cirúrgico.  A esposa dele, Socorro Santos, diz que ficou bastante aliviada ao saber que o marido será operado neste sábado. “Isso é bom para ele, que poderá voltar a trabalhar mais rapidamente”, conclui Socorro.

A equipe médica será formada pelos cirurgiões ortopédicos Wilson Rodrigues, coordenador da Clínica Ortopédica do HGV, Francisco das Chagas, Neomar Soares, José Sampaio, Glauson Nascimento, Joel Campos, Ayrana Soares e Raul de Macedo. Além de médicos anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologia, e pessoal de apoio.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais