Cidadeverde.com

Sindicato afirma que 'vai lutar por 10%' e descarta fim da greve dos ônibus

Imprimir
  • reuniao.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • sintetro4.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • sintetro3.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • sintetro2.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • sintetro1.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

A diretoria do Sindicato do Trabalhadores de Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) se reuniu na tarde desta segunda-feira (30) para fazer um balanço do primeiro dia de greve da categoria. 

O secretário geral do Sintetro, Ajuri Dias, adiantou ao Cidadeverde.com que a categoria não vai recuar da greve enquanto o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos Setut não aceitar a reivindicação de reajuste salarial de 10%. 

"Eles [empresários] reajustaram a tarifa em 20% e nós estamos pedido aumento salarial de 10%. Hoje de manhã fizemos uma assembleia com a categoria, que descartou o fim da greve e decidiu lutar pelos 10%", disse Ajuri Dias. 

O secretário geral informou ainda que a Superintendência Municipal de Trânsito (Strans) se dispôs a mediar as negociações dos trabalhadores com os empresários. 

 O Sintetro reconheceu que menos de 70% da frota estava circulando na manhã de hoje. "Fomos informados da decisão do TRT na noite de domingo e foi inviável cumprir", justifica Ajuri Dias. 

Na tarde de hoje, segundo o sindicato, a decisão começou a ser cumprida e 70% da frota circula nas ruas da capital, de acordo com o Sintetro.

A categoria promete realizar uma manifestação nas ruas do centro ainda nesta segunda-feira. Trabalhadores foram convocados para participar do movimento. 

Atualmente 422 ônibus compõem a frota de transporte coletivo da capital.

A dona de casa Marília Lacerda espera há 40 minutos o ônibus Poty Velho-Bela Vista. 

"Entendo as reivindicações, mas não é justo a gente pagar R$3,30 e passar por essa situação", reclama a dona de casa.

A Praça Saraiva , um dos principais corredores de ônibus da capital, só transportes alternativos passaram por lá durante uma hora, segundo passageiros.

Flash Izabella Pimentel
Hérlon Moraes (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: greveônibus