Cidadeverde.com

OAB Piauí lança nota de repúdio e critica prisão de 'Palestino' em Teresina

Imprimir

A OAB Seccional Piauí divulgou nota onde repudia a prisão de Samuel Ali Silva Haroon, de 20 anos, conhecido como "Palestino". Preso no último dia 10, o rapaz deverá responder por apologia ao uso de drogas. A prisão foi alvo de muitas críticas e gerou a criação da hashtag #FreePalestino nas redes sociais. Leia aqui a nota completa.

Na nota, a OAB afirma que a prisão foi desproporcional, fruto de "racismo institucionalizado" e que a apresentação do jovem pela polícia foi abuso de autoridade. O rapaz ganhou notoriedade antes mesmo de ter seu rosto conhecido, sendo atribuídas a ele pichações por toda a cidade com o nome que utiliza, 'Palestino'. 

A nota foi assinada pelas Comissões de Direitos Humanos, de Direitos Difusos e Coletivos e da Verdade da Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do  Brasil – Secção do Piauí.

As comissões questionam a forma como a sua prisão foi divulgada pelas autoridades policiais, afirmando que Samuel foi "coagido a grafitar o nome da delegacia e posar para fotografia juntamente com o delegado, ficando demonstrado o escárnio e o abuso de poder policial". 

O motivo da prisão, apologia ao uso de drogas, foi questionado, já que em sua residência não foi encontrado nenhum entorpecente. Para a OAB, a prisão foi motivada por um "racismo institucionalidado". 

Por fim, as comissões afirmam que a ação caracteriza um ataque à dignidade da pessoa humana. 

 

Maria Romero
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais