Cidadeverde.com

Arsete aguarda análise da água de 78 poços que abastecem Teresina

Imprimir

A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE) informou nesta quarta-feira (5), que emitiu três notificações à Agespisa para que a empresa informe como está a qualidade da água nos 78 poços que complementam a rede de distribuição da capital, além dos reservatórios instalados nos residenciais Jacinta Andrade e Bosque Sul. 

“O sistema de abastecimento de Teresina é feito através das estações, mas é complementado por 78 poços tubulares. A gente pede também os exames da qualidade da água desses poços, saber se estão tratando com cloro. Aguardamos o posicionamento da Agespisa”, disse o presidente da agência, Edvaldo Marques. 

Segundo ele, o primeiro passo é solicitar da Agespisa o resultado dos exames feitos nos poços. “Primeiro estamos solicitando os exames da qualidade da água destes poços, conforme a informação da Agespisa é que a gente faz a contraprova. Não pode ser feito de qualquer forma. Precisamos de dois exames para saber se confirma ou não o resultado e só depois desse processo, dependendo do resultado, é que uma multa pode ser aplicada”, explica.

O presidente afirmou que está acompanhando a polêmica em torno do inquérito instaurado pelo Ministério Público e disse que vai fazer um convênio com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para a realização de contraprovas. 

“Com relação ao Jacinta Andrade e Bosque Sul estamos na fase de aguardar o prazo da manifestação da Agespisa. Estive pessoalmente no Bosque Sul e lá a população reclamava da qualidade da água. Vamos fazer um convênio com a Fundação Municipal de Saúde para que a gente possa fazer a contraprova dos exames feitos pela Agespisa em relação à qualidade da água”, destaca.

Em 2016, de acordo com a Arsete, a Agespisa recebeu 9 notificações por conta de problemas relacionados ao abastecimento de água. “A missão da Arsete é de normatizar, controlar e fiscalizar os serviços de abastecimento de água e abastecimento sanitário, e isso passa necessariamente pela qualidade da água. Foram várias notificações no ano de 2016, foi o que vi no diagnóstico da empresa que fiz ao assumir. E só este ano a Arsete já fez três notificações à Agespisa com relação não só a qualidade da água, mas também do esgotamento sanitário”, concluiu.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais