Cidadeverde.com

Ao invés de traidor, Judas homenageia Neymar e Tite

Imprimir
  • judas4.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • judas5.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • judas3.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • judas2.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • judas1.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

A principal atração do Sábado de Aleluia durante a Semana Santa é a malhação do Judas, apóstolo que traiu Jesus e o entregou por 30 moedas de prata. Mas em Teresina, ao invés de serem chamados de traidores, dois judas foram criados para homenagear o técnico da seleção brasileira, Tite, e o atacante Neymar, por terem ajudado o Brasil a carimbar o passaporte para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

A ideia veio do vigilante aposentado Marcos Antonio Melo de Sousa. Morador do Monte Castelo, ele conta que 2016 foi um ano ‘pesado’ onde até a seleção brasileira estava ruim.

“Esse ano foi um ano muito político. Até a seleção brasileira estava ruim, mas contratou uma pessoa muito boa, o Tite. Ele foi 100% para seleção, se não a gente não ia para a Rússia. Neymar foi que fez a maior revolução pra gente chegar lá. Nós não estamos malhando e sim homenageando eles”, afirma o idoso, que caprichou no figurino, com direito a terno, gravata e faixas em verde e amarelo.

Ele conta que a tradição de “malhar” o Judas veio de seu pai e, dependendo da repercussão do ano, faz até três bonecos. “Eu venho muitos anos fazendo essa brincadeira. Tem ano que faço um, outro dois e até três. De acordo com o que vem acontecendo no mundo eu faço a brincadeira. O Neymar e o Tite são pessoas boas, de bom caráter, o Brasil precisa deles”, declarou.

Em meio à euforia por realizar a homenagem, que é regrada a muita comida para os vizinhos na rua durante a malhação, um alerta: as brincadeiras folclóricas estão acabando.

“Aqui todo mundo ajuda a fazer. Eu venho de muitos anos, desde o que o meu pai fazia. Eu crescia vendo.  Diversas brincadeiras estão se acabando como o bumba meu boi e a quadrilha”, ressalta.

Temer

No mesmo Monte Castelo, o presidente Michel Temer também virou o personagem bíblico e foi parar no alto de um poste. Só que, neste caso, ao invés de homenagens, o “Judas” recebeu duras críticas. “A gente vê os acontecimentos e o que ele fez com a Dilma a gente não tá gostando. Os brasileiros estão sofrendo por causa disso”, disse José Maria da Costa Filho, o Dedé.

Admirador da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), ele disse que demorou apenas 30 minutos para fazer o boneco. “Fizemos em 30 minutos e vamos malhar às 18h de hoje”, concluiu.

Hérlon Moraes e Roberta Aline
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais