Cidadeverde.com

Motoristas da 'operação carro-pipa' do Exército paralisam distribuição de água em Jaicós

Imprimir

Pipeiros da 'operação Carro-Pipa' do Exército Brasileiro decidiram paralisar a distribuição de água em Jaicós, município a 352 km de Teresina. De acordo com Juvercy Carvalho, presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC), o motivo da paralisação é uma redução na quantidade de água distribuída e na quilometragem a ser feita pelos pipeiros. Segundo ele, centenas de famílias podem ficar sem o abastecimento.

"Eles enviaram na última sexta-feira (5) as planilhas de controle por e-mail e logo os pipeiros constataram que haviam problemas nas quantidades.  Fomos informados que ano passado já houve essa notificação em razão da falta de controladores desse serviço nas comunidades. Seria um problema entregue ao gestor passado, porém fui informado que nenhuma ata foi assinada nesse sentido então eu convoquei o conselho municipal para decidir o que fazer e foi definida essa paralisação", explicou Juvercy.

Segundo o presidente, que também é secretário municipal de Agricultura, os pipeiros questionam que não há condições de trabalho com essa redução. Segundo Juvercy, eram aproximadamente 760 cargas de água que foram reduzidas para apenas 343 cargas, ou seja mais de 50% a menos.

Em contato com o Cidadeverde.com o comandante do 25º BC, coronel Francisco Nixon informou que as alterações na quantidade de água e na quilometragem proposta foram definidas em setembro do ano passado com base em cálculos feitos pelo Exército e apresentados a Defesa Civil. O comandante explica ainda que uma equipe foi prontamente enviada pelo Exército até município para uma reunião na manhã desta quarta-feira (10).

O comandante acrescenta que os pipeiros não tem carteira assinada pelo Exército e que são prestadores de serviço, portanto devem cumprir o serviço ou suspender o contrato para que novos pipeiros sejam contratados. "Já estamos com o comboio pronto. Primeiramente vamos conversar e a partir do resultado dessa reunião vamos prosseguir o contrato ou levar novos comboios. Se a população acha que a água é pouca é só fazer uma solicitação ao Exército que a gente refaz o cálculo e modifica. Isso nunca foi problema para o Exército", pontuou.

Na tarde desta terça-feira (9) Gederlanio Rodrigues de Oliveira, prefeito de Jacobina do Piauí esteve reunido com o coronel Nixon justamente para solicitar aumento no número de carros-pipa no município. "Enviaremos equipe para avaliar e a mesma demanda já foi solicitada pelas prefeituras de Capitão Gervásio e Pio IX", concluiu.

 

Rayldo Pereira
[email protected]

  • DSC_0002_(1).jpg
  • DSC_00042.jpg
  • DSC_00052.jpg
  • DSC_00061.jpg
  • DSC_0007.jpg
  • DSC_0008.jpg
  • DSC_0009.jpg
  • DSC_00171.jpg
  • DSC_00191.jpg Comissão Municipal de Defesa Civil de Jaicós reúne pipeiros
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais