Cidadeverde.com

IBGE vai pesquisar gastos do piauiense em 62 cidades

Imprimir

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) dará início no dia 10 de julho, a coleta de dados para a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). O objetivo central da pesquisa é atualizar e listar os principais gastos da população brasileira e definir quais os itens de consumo devem ter seus preços vigiados pelo órgão. No Estado do Piauí estarão envolvidos na pesquisa cerca de 22 profissionais de coleta, que irão percorrer 62 municípios, visitando 2.007 residências. Já em âmbito nacional os técnicos do IBGE irão percorrer 1.900 municípios, onde irão visitar aproximadamente de 75 mil domicílios. 

Para averiguar a renda per capita  de cada brasileiro e seus respectivos consumos, inclusive as suas mudanças realizadas  ao longo do ano, os profissionais do IBGE irão reunir informações durante 12 meses, até maio de 2018. Nesta edição da pesquisa o Piauí terá profissionais utilizando tablets em substituição aos questionários feitos de papel em edições anteriores.  

O IBGE pesquisa os hábitos de consumo da população brasileira há 47  anos, adotando diversas metodologias. De acordo com a atual conduta da POF que prevê que um domicílio seja visitado durante até nove dias. Na ocasião, será realizado diferentes questionários que irão detalhar não apenas o que foi comprado, mas também que alimentos foram consumidos pelos moradores, dentro ou fora de casa, e em qual quantidade.

De acordo com o gerente da pesquisa, André Martins, a POF "permite avaliar a ingestão de macro e micro nutrientes pela população, como sal, açúcar, vitaminas, carboidratos e gorduras. Isso é fundamental para diversos estudos na área da saúde”.

Ao longo de mais de quatro décadas, a pesquisa confirmou as principais alterações nos hábitos de consumo dos brasileiros. Ainda segundo o gerente, uma das alterações mais relevantes que a pesquisa divulgou foi o acréscimo da alimentação fora de casa no orçamento familiar, que aumentou de 24,1% para 31,1% entre 2003 e 2009. André ressalta outro aspecto dessa mudança: “Vimos a população aumentar a aquisição de alimentos industrializados, que têm muito apelo, pois são práticos, mas não têm muito valor nutricional, além de serem ricos em sódio e gorduras”.

Segundo o pesquisador, as informações obtidas através da pesquisa demonstram que população não vem utilizando hábitos alimentares saudáveis uma vez que “Os resultados da pesquisa mostram que os brasileiros até consomem frutas, mas não conseguem alcançar nem a metade do consumo diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde”.

A população terá a sua disposição, maneiras para reconhecer um agente do IBGE “Ele sempre estará perfeitamente identificado, com o crachá do IBGE”, ressaltou o pesquisador

 Além disso a identidade do profissional pode ser reconhecida através do número 0800-721-8181 ou pelo site da entidade.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: IBGE