Cidadeverde.com

Secretaria de Justiça exonera três diretores de presídios do Piauí

Imprimir

O diretor da Colônia Agrícola Major César, capitão Cláudio Pessoa, foi exonerado da função pelo secretário de Justiça e Cidadania, Henrique Rebelo. A medida atingiu as outras duas casas de detenção de Teresina: Casa de Custódia Ribamar Leite e a penitenciaria Irmão Guido.

Tenente Anselmo Portela, diretor de presídios

O atual diretor da Casa de Custódia, tenente Paulo Roberto, foi transferido para a Major César. Na Custódia, quem assume a gestão é o capitão Marinho que atualmente estava da penitenciária Irmão Guido.

Segundo o diretor de presídios, tenente Ancelmo Portela, para a Irmão Guido, a Secretaria está solicitando outro oficial da Polícia Militar, mas ainda espera autorização do comandante geral da coronel Rubens Pereira. O nome cotado é do capitão Tales, que estava em Parnaíba, na Academia de Formação de Oficial.

O capitão Cláudio Pessoa estava há três anos a frente da Colônia Agrícola Major César e enfrentou muitos problemas em sua gestão.

O tenente informou que a decisão do secretário tem como objetivo mudar a gestão, implantando novas metas para os novos diretores de casa presídio. Ele também destacou que está solicitando do comando geral da Polícia Militar mais policiais para atuarem na companhia de presídios.

Atualmente a Colônia Agrícola Major César possui 315 presos e tem capacidade para 290. Na Casa de Custódia são 778 detentos com capacidade para 336, já na penitenciária Irmão Guido, com 324 vagas, existem 344 presos.

Leia nota da Secretaria de Justiça

Em virtude de matérias publicadas na imprensa local sobre a exoneração do gerente da Colônia Agrícola, Major César Oliveira e do remanejamento dos gerentes das Penitenciárias Irmão Guido e Casa de Custódia, a Secretaria Estadual de Justiça esclarece:

1 – A exoneração do gerente da Colônia Agrícola, Major César Oliveira se deu em razão de irregularidades administrativas que estão sendo apuradas.

2 – No tocante ao remanejamento dos gerentes da Casa de Custódia e Penitenciária Irmão Guido, a secretaria informa que foi motivada com o objetivo de melhorar a gestão pública e implantar novas metas dentro da lei de execução penal. 

SECRETARIA ESTADUAL DE JUSTIÇA


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais