Cidadeverde.com

Caseiro é assassinado a pauladas em assalto; suspeitos são presos

Foto: Picos 40 graus

Dois suspeitos foram presos em Picos suspeitos de matarem um idoso de 81 anos no último fim de semana. A vítima era um caseiro que foi assassinado a pauladas durante um assalto. 

Francisco Pereira Sobrinho, conhecido como "Chico de Munda", foi m orto no bairro Junco. O caso foi denunciado para a polícia na manhã de ontem (14) e dois suspeitos foram presos pela Polícia Militar: Jonny da Silva Geraldo e José Ismael Menezes Alves.

O juiz José Airton Medeiros de Sousa concedeu mandado de prisão ainda ontem. Dois dois foram presos pela Polícia Militar ainda na madrugada de sábado (13), mas Jonny foi liberado. No entanto, as investigações levaram a polícia até suspeitar de sua participação no crime. 

A delegada Fernanda Novaes informou ao Cidadeverde.com que os dois foram encontrados com objetos furtados da vítima, como um aparelho de TV e uma espingarda. Além disso, roupas dos suspeitos apresentavam manchas de sangue e deverão ser periciadas em Teresina. 

Na decisão que determinou a prisão, o juiz José Airton Medeiros citou que Jonny "declarou, com riqueza de detalhes, como ele e outro indiciado subtraíram os bens da casa da vítima e como tiveram que detê-lo, desferindo diversas agressões que, pelo que se tem, é suficiente para concluir terem sido os mesmos os autores das agressões que resultaram na morte da vítima".

Os dois suspeitos foram transferidos para a penitenciária José de Deus Barros, em Picos.

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Prefeitura de Picos convoca 140 aprovados em concurso público

Foto: Prefeitura de Picos

Padre Walmir e o secretário Raimundo Filho

A Prefeitura de Picos (PI) convocou, ontem (8), por meio de decreto assinado pelo prefeito Padre José Walmir de Lima, 140 aprovados em concurso público para assumirem seus cargos de servidores do Município. Todos devem ser empossados até a primeira semana de junho. 

Veja o decreto com a lista dos convocados

Os nomes chamados preenchem vagas na Educação, Saúde e Administração - a relação inclui desde vigias a professores e médico veterinário. Foi a segunda lista de aprovados convocados no último concurso público. Após a posse, será feita uma avaliação sobre a necessidade de uma terceira chamada. 

“Nós entendemos que estas pessoas aprovadas no concurso público devem trazer a documentação exigida e passar pelos treinamentos que forem necessários. Tão logo eles estejam ocupando seus cargos e desempenhando seu trabalho, faremos uma nova avaliação da necessidade ou não de convocar uma terceira lista”, disse o secretário de administração de Picos, Raimundo Filho.

O prazo para os convocados fazerem se submeterem a avaliação da Junta Médica vai até 24 de maio. Já a documentação exigida deve ser entregue na Secretaria de Administração até o dia 26.

cidades@cidadeverde.com

PRF prende homem com CNH falsa e mandado de prisão em aberto

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem (C.R.F. - 26anos) por apresentar documento falso na BR-316, km 292, em Picos, no final da tarde desta quinta-feira (04). 

Os policiais abordaram o veículo Ford/Focus, de placa PGN-3342. Ao ser solicitado a entregar sua documentação pessoal, o condutor do veículo entregou uma CNH com marcas que indicam falsificação. 

Em pesquisa no site banco nacional de mandados de prisão (BNMP), foram encontrados mandados de prisão esperando cumprimento em desfavor do indivíduo, por roubo e homicídio. 

 A ocorrência foi encaminhada para a Central de flagrantes da Polícia Civil em Picos. 


Da redação 
redacao@cidadeverde.com

Mulher é assassinada com espingarda em Picos

Mais um homicídio foi registrado na cidade de Picos. O crime ocorreu na manhã desta quarta-feira (03), por volta de 10h40min, na Rua Caraíbas, no bairro Umari, e teve como vítima Jarnicleide de Holanda Leal que foi assassinada à tiros com uma espingarda.

O principal suspeito de cometer o homicídio é um ex companheiro da vítima, que por diversas vezes já havia ameaçado e  agredido a mesma com uma faca. Na manhã de hoje os dois foram vistos conversando.

O acadêmico de Jornalismo  que reside próximo ao local, Isael Pereira, relatou que Jarnicleide de Holanda Leal havia saído de casa para levar sua filha na casa da avó, Quando retornou o ex-companheiro que não teve a identidade revelada efetuou o disparo que atingiu a cabeça da vítima.

“Ela possui familiares no Umari e estava passando uns dias aqui. Aí ela foi deixar a filha na casa da avó dela e quando voltou ele estava com uma espingarda caseira e atirou na cabeça dela”, afirmou Isael Pereira.

Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, mas quando a equipe médica chegou ao local a mulher já estava sem vida.

A Polícia Militar realiza diligências para localizar o ex-companheiro de Jarnicleide que empreendeu fuga do local do crime entrando num matagal.

Fonte: Folha Atual e Picos 40 Graus

Após apreensão, comandante de Picos manda recado aos traficantes


Após a polícia ter estourado uma boca de fumo em Picos e apreendido 16 quilos de maconha prensada, o comandante Edvaldo Viana destacou a estreita relação entre o tráfico e a quantidade de crimes na região e mandou um recado aos traficantes: "Nós vamos chegar até vocês".

A operação da PM aconteceu no último sábado (29), após a denúncia de que uma casa do Morro Mariana estava comercializando entorpecentes. A polícia entrou na residência às 13h. Além da droga, foi encontrada uma balança de precisão e uma quantidade razoável de dinheiro trocado, o que, segundo o comandante, comprova o tráfico.

"O dono da boca de fumo, Domingos Elias, conhecido como Mingau, já pratica tráfico no local há mais de dois anos, mas nunca tinha sido preso porque 'ajudava' todo mundo lá. Só que hoje a violência é proveniente principalmente das bocas de fumo. Avisamos aos traficantes: vamos chegar até eles", disse o tenente coronel Viana, acrescentando que esta foi uma das maiores apreensões de drogas na cidade. 

Domingos foi levado para a Central de Flagrantes e vai ser recambiado para a Penitenciária José de Deus Barros. 

Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Assaltante morre e outro fica ferido durante troca de tiros com a polícia


Local ficou aglomerado de populares (Foto:Grande Picos)

Um assalto terminou em morte no Centro de Picos, na manhã desta segunda-feira (24). Uma dupla de assaltantes, sendo um tio e outro sobrinho, tentaram roubar um posto de gasolina  no momento em que a gerente  despachava malotes de dinheiro para o banco. A ação foi flagrada por uma viatura que fazia ronda pelo local. 

Houve troca de tiros com a Polícia Militar, que atingiu a dupla. O sobrinho, identificado apenas como Matheus, não resistiu e morreu no local. Já o tio, conhecido como Francisco - vulgo "Pançudo" - foi levado para o Hospital Regional Justino Luz.  A dupla já era conhecida na região por praticar diversos roubos e furtos.  As informações são da Polícia Militar. O local ficou aglomerado de populares.  Pançudo era foragido da Justiça. A moto e as duas armas usadas eram roubadas. 

Um funcionário de um supermercado próximo também foi atingido por um tiro de raspão na perna.

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o capitão da Polícia Militar, Elias, disse, sobre a troca de tiros entre os policiais e os assaltantes, de "que é dever da Polícia proteger a vida dos cidadãos de pessoas que vivem de praticar o mal contra a sociedade". 

Os funcionários do posto de gasolina não quiseram gravar entrevista, mas declararam que o momento foi de "horror e tensão". 


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Conselho Tutelar do município de Picos recebe veículo

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, entregou na tarde desta quarta-feira (19), um veículo modelo Air Cross da marca Citroem destinado aos trabalhos do Conselho Tutelar do município. A solenidade de entrega aconteceu na Sala de Reunião do Palácio Coelho Rodrigues.

O carro, adquirido por meio de emenda da Senadora Regina Sousa, vai agilizar os atendimentos às crianças e adolescentes da cidade. O projeto foi elaborado pelo ex-presidente do Conselho Tutelar, Josimar Lima, mais conhecido como Dunga.

Durante a solenidade, o gestor municipal entregou as chaves do veículo aos conselheiros Raimundo Nonato de Oliveira, Valtania Moura, Evangelina Joana Moura, Pamela Bezerra e José Ricardo Veloso.

Segundo o prefeito Padre Walmir, o Conselho Tutelar é importante para à população e o veículo vai melhorar cada vez mais o trabalho dos conselheiros. “A gente reconhece a forma que os conselheiros vêm atuando, por isso o transporte irá ajudar ainda mais o trabalho deles”, completou o prefeito.

O presidente do Conselho Tutelar de Picos, Raimundo Nonato de Oliveira, agradeceu o empenho do prefeito Padre Walmir para conseguir o veículo. “Sem o apoio do prefeito essa viatura não tinha chegado até a gente”, disse.

Raimundo reiterou ainda que o veículo irá ajudar bastante no trabalho dos conselheiros. “Agora com dois carros com certeza a gente vai intensificar o nosso trabalho e fazer mais rondas e atendimentos na cidade”, pontuou.

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Luíza Cunha, informou que o veículo irá facilitar o trabalho do Conselho Tutelar, uma vez que a demanda é muita grande. “O carro vai ajudar demais o trabalho dos conselheiros”, frisou.

Além do veículo, o Conselho Tutelar já foi contemplado com cinco computadores, uma impressora, um bebedouro e um refrigerador.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Secretáro de saúde anuncia abertura de UTI e UPA para Picos

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, anunciou a entrega de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva(UTI) para o Hospital Regional Justino Luz, e ainda a abertura da Unidade de Pronto Atendimento(UPA), em Picos. De acordo com ele, as inaugurações devem ocorrer logo no início de maio, já que as obras estão concluídas, sendo realizadas as instalações de equipamentos e mobiliários. 

“Os últimos serviços estão sendo feitos, no que diz respeito à implantação da rede de gases, inclusive a manutenção do tomógrafo, que estará conclusa até o final do mês de abril, o que nos dará as condições, para, no início de maio, colocar o serviço de UTI em funcionamento”, afirma Costa.

Outras obras também estão ocorrendo no Hospital Regional Justino Luz, como na área de pronto atendimento e ainda a reforma na ambiência. “A gente tem consciência dos transtornos hoje gerados por várias obras que estão acontecendo no Justino Luz, mas com a certeza, que, com a abertura da UTI e da UPA, vai melhorar e muito o atendimento e na forma mais humanizada, à altura que toda região de Picos precisa e merece”, enfatiza.

Unidade de Pronto Atendimento - UPA

A abertura da UPA, cuja gestão é do município, é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a do Estado, que viabilizou as condições para abertura da unidade, também prevista para o mês de maio. Segundo o secretário, a UPA “vai melhorar o atendimento de forma significativa na área de urgência e emergência”. 

Atualmente, toda assistência de urgência e emergência é feita num espaço pequeno, no Hospital Justino Luz.  “Se você imaginar, uma pequena área do Hospital ser substituída por nova estrutura, com aproximadamente 1200 metros quadros. Nós vamos ganhar muito em qualidade, na forma de fazer esse atendimento, beneficiando todos aqueles 40 municípios que fazem referência no pronto atendimento para o Hospital Justino Luz”.

Com o novo serviço de pronto atendimento, o Hospital Justino Luz vai fazer a retaguarda. Os casos de urgência e emergência, os clínicos, tanto adulto como pediátrico, vão direto para atendimento na UPA. Somente aqueles casos politraumatizados, grande traumas, serão realizados no Hospital Justino Luz. 
“Esse atendimento vai acontecer na área de ortopedia, onde vamos manter toda uma equipe de profissionais na retaguarda no Justino Luz, mas os casos, principalmente, emergência clínica, vão ser atendidos na UPA”, explica.

O novo perfil de saúde para a região vai diminuir a pressão no Hospital, diminuindo significativamente o volume da urgência do Justino Luz, proporcionando a função finalística do Hospital, que é de fazer internação, atendimento cirúrgico e de realização de parto. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Registrado caso de calazar humano em Picos

Após a realização de exames laboratoriais, solicitados pela Unidade Básica de Saúde do bairro Ipueiras, foi confirmado um caso de calazar humano na cidade de Picos. Trata-se de um homem de aproximadamente 28 anos de idade, que por questões éticas não teve seu nome revelado.

Depois da confirmação do diagnóstico, a equipe médica da UBS – Ipueiras encaminhou o paciente ao Hospital Regional de Picos para que ele imediatamente iniciasse o tratamento.

Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor Martins, em torno da gravidade do fato ocorreu uma mobilização de vários segmentos da Secretaria de Saúde do município, sendo a Atenção Básica; Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental em Saúde, no sentido de promover ações preventivas para evitar o aparecimento de novos casos.

Agenor Martins informou ainda que uma destas ações foi uma investigação epidemiológica realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses com a aplicação de Teste Rápido DPP Leishmaniose visceral canina nos animais que vivem em volta do endereço onde foi verificado o caso. “Foram realizados 57 exames, destes total foram constatados 19 cães reagentes, inclusive os dois pertencentes à família do doente”, disse Agenor.

O coordenador declarou que a situação é preocupante, pois a proporção de animais que reagiram ao teste é alta em relação ao total dos examinados, o que significa a existência de uma grande quantidade de cães, que mesmo aparentemente saudáveis, possuem a doença e desta forma funcionam como reservatório servindo de fonte para a sua transmissão ao homem.

Para a prevenção do calazar canino é recomendado aos proprietários de animais à vacinação e o uso de coleiras especiais. “Principalmente, manter um ambiente doméstico higiênico dando o destino adequado ao lixo, pois o mosquito vive e se reproduz preferencialmente em locais úmidos, escuros e com acúmulo de matéria orgânica em decomposição”, completou Agenor Martins.

A Doença

A Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pela fêmea do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis) infectada que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi, o agente causador da doença. Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

Nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cães, que adquirem a infecção e servem de fonte para a transmissão ao homem. A doença não é contagiosa, não se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão da doença ocorre necessariamente através da picada do mosquito fêmea infectado.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

Em vídeo, família pede vaga para bebê em hospital de Teresina

 

 

Um vídeo comoveu as redes sociais na macrorregião de Picos (306 km de Teresina). Trata-se da história do bebê João Pedro, de apenas dois meses, internado no Hospital Regional Justino Luz. O menino sofre com um coágulo na cabeça e apresenta, entre outros sintomas, crises convulsivas e falta de ar.

Por isso, Francinalva Francisca Lopes de Carvalho, mãe da criança, luta para transferir o filho para Teresina, onde ela acredita que ele poderá receber tratamento em um hospital infantil especializado. Enquanto aguarda uma vaga, os sintomas do pequeno estão se agravando e deixam a família em desespero.

“Meu filho está precisando ser transferido para Teresina com urgência. Ele tem crises convulsivas com frequência e não tem vaga no hospital. Eu queria pedir às autoridades uma vaga para meu filho porque realmente estou com medo dele não resistir. Ele precisa ser transferido com urgência”, apela a mãe.

Interessados em contribuir de outra forma podem entrar em contato com a família pelos telefones (89) 9.9433-3378 e (89) 9.9901-1633.

Atualizada às 8h37

A secretaria de Saúde do Piauí enviou nota informando que o bebê J.P.C. M. está tendo assistência integral no Hospital Regional Justino Luz, recebendo os cuidados que o caso requer.  

A nota diz que o pedido de transferência para Teresina foi feito à Central Estadual de Regulação de Leitos Hospitalares. Também garante que a paciente está classificada como “prioridade de transferência”.

Veja a íntegra da nota:

“O Hospital Regional Justino Luz informa que o bebê J.P. C. M. está em assistência nesta unidade hospitalar, recebendo os cuidados que o caso requer, até o momento da transferência para Teresina, cuja solicitação já foi feita à Central Estadual de Regulação de Leitos Hospitalares. Neste intervalo até a confirmação da vaga, o Hospital presta a assistência integral à criança, que está sendo acompanhada por uma equipe de saúde competente, garantindo a assistência adequada. 

O Hospital informa ainda que a paciente está classificada como prioridade para transferência, que deverá ocorrer com a disponibilidade de vaga, que, tão logo seja confirmada, a paciente será encaminhada à Teresina. 

Todos que fazem o Hospital se solidarizam com a mãe, a senhora Francinalva Francisca Lopes de Carvalho, e seus familiares, reiterando a assistência à criança do Hospital até o momento de sua chegada a uma unidade hospitalar de maior complexidade.

Atualizada às 9h37

A Sesapi informou ao Cidadeverde.com que, ainda na noite de sábado (15), o bebê conseguiu transferência para uma UTI no Hospital Infantil, em Teresina. 

 

 

Fonte: Grande Picos

Posts anteriores