Cidadeverde.com

Defesa Civil alerta para riscos de desabamentos após chuvas em Picos

O coordenador da Defesa Civil de Picos alerta para riscos de enchente e desabamentos em áreas de risco. Oliveiro Luz falou que as famílias que moram em encostas de morros, por exemplo, devem se abrigar em casa de amigos ou parentes, pois a previsão é que as chuvas continuem.

Na cidade há muitas famílias vivendo em locais impróprios, a recomendação é que essas pessoas saiam das casas, a temeridade é maior para os moradores que habitam as encostas dos morros que rodeiam o município. A instabilidade do terreno acidentado e barrancoso deixa casas e famílias abandonadas a própria sorte a cada nova chuva.

Além do risco de deslizamento de terras, há ainda a possibilidade de haver alagamentos na cidade. “Nós estamos avisando aos moradores que moram nessas áreas de risco, que são muitos, que fiquem atentos com as chuvas, que procurem casas de parentes para se abrigarem, pois tanto os alagamentos quanto deslizamentos, é sujeito a fazer vítimas e nós não queremos que isso aconteça com a população de Picos”, disse o coordenador.

Oliveiro Luz falou que já procurou a Secretaria de Obras para buscar medidas paliativas para tentar conter possíveis deslizamentos. Ele destaca que, caso as chuvas continuem em grande intensidade, o Poder Público Municipal deverá procurar um local adequado para abrigar essas famílias. “Se for o caso que haja muito desabrigado, nós vamos ter que procurar prédios públicos para abrigar esse pessoal no período em que tiver esse desalento”.

No bairro Paroquial, na Rua Santiago, já aconteceu um deslizamento significativo, o representante da Defesa Civil contou que moradores o procuraram para expor a situação. “Eu estive na Rua Santiago, coisa mais feia que tem lá, um muro arriou, eu já fui lá, em seguida entrei em contato com a Secretaria de Obras, mas no momento não dá para fazer muita coisa não, porque como está chovendo, não se pode construir nada”, acrescentou.

Oliveiro Luz afirmou também que procurou a Coordenadoria de Habitação e Urbanismo de Picos para colocar essas famílias no cadastro do Programa Minha Casa Minha Vida para que eles tenham uma residência em local adequado.

Fonte: Grande Picos

Academia de Letras é alvo de arrombamento em Picos

A Academia de Letras da Região de Picos (Alerp) foi alvo de um mais um arrombamento. A ação criminosa foi percebida na manhã desta Quarta-feira de Cinzas (14) por colaboradores que atuam no local. Do espaço foram furtados um monitor, CPU e uma caixa de som amplificada, objetos avaliados aproximadamente em R$ 2.500.

Meliantes teriam adentrado à sede da Alerp após arrombar uma das portas de acesso. No interior tudo ficou revirado.

Segundo um dos membros da Alerp, Vilebaldo Sousa, esta é a terceira vez que a sede é invadida por criminosos. Para ele, a falta de bens materiais valiosos não é motivo para que o espaço seja arrombado.

“Fizemos o Boletim de Ocorrência  e esperamos que a Polícia possa solicitar as câmeras de segurança das proximidades para tentar resgatar este material e prender os meliantes que causaram o arrombamento. Vamos colocar grades em todas as portas, vai ser o jeito reforçar mais a segurança”, afirmou Vilebaldo Sousa.

A Alerp fica localizada em frente à Praça João de Deus Filho, no Centro de Picos, e possui um acervo cultural e histórico para a região.

Fonte: Folha Atual

Grave acidente deixa duas pessoas mortas na BR 316

  • 6b3fa3fc-3f10-4979-aca7-88044372e977.jpg
  • 2157dd8e-2e26-419a-9e53-6dfee825cf32.jpg
  • 08153786-a146-444b-b3c7-78412b6800d8.jpg
  • 62216d53-d65a-4da3-b6ff-9eb77a00611b.jpg

Atualizada às 10h40

Um grave acidente entre dois carros deixou duas pessoas mortas em Picos na madrugada deste domingo (11). As vítimas estavam em um veiculo em direção a Juazeiro do Norte, um Pálio com placa do Ceará, quando foram atingidos por outro veículo, modelo Corolla.  

As vítimas são da mesma família, pai e filho,  e um amigo deles. O pai e o amigo morreram no local. O filho sofreu lesões e está bem. Inicialmente, a informação era de que o filho tinha falecido.

A colisão ocorreu por volta das 4 horas da manhã, na zona urbana de Picos, na BR 316, próximo a um shopping da região. Populares comentaram que o motorista do Corolla, identificado apenas como Rafael, retornava da chácara de seu pai. 

"As informações que temos é de que um veículo estava em direção a Juazeiro do Norte, o Pálio, com os três passageiros, pai, filho e um terceiro, quando o motorista do Corolla entrou na contramão e colidiram de frente. O motorista do Corolla foi encaminhado em estado grave ao hospital. O pai e o terceiro morreram e o filho teve leves escoriações, a batida ocorreu do lado do motorista", esclareceu o sargento Sousa Júnior, do Corpo de Bombeiros. 

As vítimas foram identificadas como Cícero Leite, que era o motorista do Pálio e o passageiro Cícero Germano. O filho do Cícero Leite, André Cavalcanete, teve pequenas escoriações.

Já o motorista do Corolla ficou gravemente ferido e foi encaminhado para o Hospital Regional Justino Luz pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Caminhoneiro de Picos é amarrado durante assalto e criminosos roubam pneus do veículo

  • Caminhão_Picos_3.jpg Elesbão News
  • Caminhão_Picos.jpg Elesbão News
  • Caminhão_Picos_4.jpg Elesbão News
  • Caminhao_Picos_2.jpg Elesbão News
  • Caminhao_Picos_1.jpg Elesbão News

Três indivíduos encapuzados renderam e assaltaram o motorista de uma carreta pertencente ao Posto Capital do Mel ,de Picos, às margens da BR-316, em Elesbão Veloso.

Conforme o Cabo F.Santos, os bandidos amarraram e levaram a carreta para uma área onde há uma vasta plantação de eucalipto às margens da rodovia próximo a entrada de Santa Cruz dos Milagres, o veículo assaltado era conduzido pelo motorista identificado como Francisco Alves de Aquino Irmão, 67 anos, morador de Picos.

O detalhe é que os bandidos furtaram todos os pneus da carreta e deixaram o motorista amarrado após subtrair dele a importância de R$ 275,00. Somente por volta das 3h da madrugada Francisco Aquino foi liberado pelos bandidos, depois pegou carona e nas primeiras horas da manhã compareceu a DP de Elesbão Veloso para registrar um BO.

Fonte: Elesbão News

Dupla é presa suspeita de arrombamentos em Picos

Uma denúncia anônima levou na tarde desta quarta-feira (24), homens do 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), a dois jovens suspeitos de furtarem um restaurante no bairro Ipueiras e uma escola no bairro Bomba, na cidade de Picos.

De acordo com o Comandante do 4º BPM, Tenente-coronel, Edwaldo Viana, Rodrigo Araújo Sousa, de 21 anos, e Edicarlos Pacheco de Sousa, de 22 anos, foram presos no bairro Ipueiras.

Viana relatou que incialmente a denúncia recebida pelo COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), era a respeito da localização de uma dupla suspeita de arrombar um restaurante no bairro Ipueiras e furtar três botijões de gás e uma mesa de som do local.

Mas, ele informou que ainda durante a abordagem os suspeitos confessaram a prática de outro crime.

“Os mesmos também confessaram que arrombaram um colégio da cidade [Unidade Escolar Polivalente Desembargador Vidal de Freitas] e furtaram uma central de ar e um retroprojetor multimídia”, completou o Comandante.

Rodrigo e Edicarlos também, segundo o Tenente-coronel, levaram os militares a um casal suspeito de ter adquirido alguns dos produtos furtados.

De posse de um homem identificado como Fabiano Lopes de Sousa, de 31 anos, os PM’s encontraram quatro botijões de gás, um retroprojetor e uma central de ar.

“Um dos receptadores, já era de conhecimento da polícia militar, comercializava drogas em seu bar localizado no bairro Bomba em frente aos colégios Marcos Parentes e Vidal de Freitas, onde foi encontrada também certa quantidade de drogas e várias notas em dinheiro trocado”, concluiu o Comandante do 4º BPM.

Fonte: O povo

Ex-prefeito Gil Paraibano sofre infarto e passa por cateterismo

 

O ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas) sofreu um infarto agudo do miocárdio e precisou passar por um cateterismo na manhã desta segunda-feira (22) em Teresina.  O filho de Gil, Cristiano Medeiros, disse ao Cidadeverde.com que o ex-prefeito começou a sentir dores no peito na noite de ontem (21) no município de Picos (PI).

"Ele passou por um cateterismo e foi um sucesso. Ele está na UTI para observação, mas deverá ter alta na próxima quinta-feira. Ele está consciente e em recuperação", ressaltou Cristiano.

Gil Paraibano recebeu os primeiros atendimentos ainda em Picos e veio com familiares para Teresina em um carro. 

O ex-prefeito tem 70 anos e foi eleito por duas vezes chefe executivo municipal de Picos.

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Governo inicia processo para liberação de lotes do Distrito Industrial de Picos

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) promove, nesta terça-feira (23), em Picos, um encontro com empresários para que seja repassado o procedimento necessário para a regularização das terras referentes ao Distrito Industrial  da cidade, que passarão para a administração da Sedet, que providenciará a venda para os empreendedores já instalados e os que tenham interesse em investir no empreendimento, ao custo subsidiado de 5% do valor da área – conforme lei 6.883/2016. 

“Antes, o Governo do Estado fazia a cessão do terreno, porque ele não podia fazer a doação, mas agora mediante lei, a Sedet administra essas terras que podem ser analisadas para venda, a partir de um plano elaborado pelo empresário que tem interesse de investir. Com isso, esses empreendedores recebem a oportunidade de adquirir esse terreno no valor de 5% do valor de mercado da área. Algo que auxiliará nas atividades desses empresários que poderão ir às agências de fomento com mais chances de conseguir um empréstimo para investimento nos seus negócios”, explicou Nerinho, informando que a expectativa de conclusão da nova etapa do Distrito Industrial de Picos é até o fim de 2018.

A reestruturação do Distrito Industrial é um projeto conduzido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico visando incentivar a geração de emprego e renda para a cidade e regiões vizinhas. O projeto possui uma área com 93 hectares que abrigará uma moderna infraestrutura, incluindo pavimentação adequada para o trânsito de veículos de grande porte, iluminação, aterro sanitário e a regularização dos lotes a preços subsidiados.
 
“Vamos promover a economia local, proporcionando mais empregos e oportunidades de crescimento para a população. Esse investimento vai influenciar no aumento do PIB local e também melhorar a renda da população”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico. 


Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Morre em Teresina a ex-primeira-dama Soria Portela

Morreu na manhã deste sábado (20), por volta das 5h, em Teresina, a servidora pública aposentada Soria Maria Portela de Deus, 52 anos, esposa do médico Francisco Macedo Neto, o Macedão, ex-prefeito do município de Bocaina e ex-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM). 

Soria Portela foi vítima de um câncer.

Segundo a família, Soria Portela estava internada desde o dia 30 de dezembro. Seu quadro se agravou nas últimas horas e evoluiu para o óbito.

O corpo foi trasladado para o município de Picos, onde é velado na Funerária Santa Ana, ao lado do Hospital Regional Justino Luz. A missa de corpo presente está prevista para as 16h deste sábado, na Igreja de São José Operário, no bairro São José, em seguida o sepultamento no cemitério São Pedro de Alcântara, em Picos.

Nas eleições de 2016, Sória Portela foi candidata a prefeita de Bocaina pelo PT na coligação “A vitória com a força do povo”, mas não foi eleita.

Sória Portela deixa viúvo o médico radiologista Francisco Macedo e órfãos os acadêmicos de Medicina Guilherme e Álvaro Portela Macedo.

Fonte: Portal Grande Picos

MP recomenda suspensão do aumento de taxa de iluminação pública de Picos

A recomendação administrativa 01/2018, expedida na manhã desta segunda-feira, 15 de janeiro, pelo Ministério Público Estadual através da 1ª Promotoria de Justiça de Picos, orienta a Prefeitura Municipal a suspender o aumento da taxa de Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública (COSIP).

De acordo com a promotora Romana Leite Vieira, uma reunião foi realizada na tarde da última sexta-feira, 12, com contribuintes, vereadores e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Eletrobrás e do Fundo Municipal de Iluminação Pública.

“Durante o recesso eu acompanhei o caso na mídia. A reunião extrajudicial discutiu a majoração da COSIP. Pedimos informações junto a Eletrobrás e a prefeitura no tocante a arrecadação da contribuição e ao custeio. Dessa forma contatamos que o valor da arrecadação é bem superior ao valor do custeio o que não é possível, tendo em vista o que este é um tributo de receita vinculada. Por tal razão resolvemos expedir essa recomendação”, disse a promotora.

Segundo dados da promotoria a diferença entre a arrecadação e o custeio supera mais de R$ 100.000,000.

Para Romana Leite, a Lei Municipal n. 2844 de 10 de novembro de 2017 é inconstitucional, uma vez que também não foram aguardados os 90 dias desde a sua publicação para a cobrança de tributos.

A prefeitura de Picos tem 24 horas para se manifestar sobre a recomendação. Caso não acolha a orientação o fato será representado ao procurador geral de justiça, a cerca de inconstitucionalidade da lei.

“Baixei essa recomendação para que o município suspenda os efeitos desta lei até que haja uma proposta adequada a realidade de Picos, que haja a arrecadação condizente com o tributo. Assim como participação popular. Caso também seja constatado que os valores arrecadados não estão sendo aplicados de forma integral no custeio da iluminação pública, iremos investigar no que tange a improbidade administrativa e irei representar aos promotores criminais”, explicou Romana.

O procurador geral do município, Maycon Luz, informou que a gestão ainda não foi comunicada sobre o pedido do Ministério Público Estadual para a suspensão da cobrança da taxa de iluminação pública.

“A lei está hoje aí é uma lei válida. Fizemos o compromisso diante a audiência pública que durante este mês estaremos construindo uma nova lei. Nossa perspectiva é essa. Se essa recomendação chegar para nós iremos analisá-la, mas o nosso posicionamento é de não acatar a recomendação, e sim construir uma nova lei e enviá-la no início de fevereiro para votação na Câmara”, disse o procurador.

Fonte:picos40graus

Polícia Militar desmonta boca de fumo e apreende 99 pedras de crack em Picos

Na noite desta terça-feira (09), por volta das 19:30, a Polícia Militar desmontou um ponto de comercialização de drogas, localizado na Rua Santa Luzia, Bairro São Vicente, no município de Picos. O local é conhecido como cracolândia, por concentrar vários usuários de drogas.

A ação resultou na condução de quatro pessoas, Naiara Maria Rodrigues, de 31 anos, Wilton Luís Marcos dos Santos, 35 anos, e dois menores de idade.

No local foram apreendidos 99 pedras de crack, 17 trouxas de maconha e uma quantia de cerca de 250 reais. Segundo o tenente coronel Edwaldo Viana, a boca de fumo desarticulada era a que mais fornecia drogas a menores de idade no município.

Fonte: cidadesnanet

Posts anteriores