Cidadeverde.com

Prefeita e vice de Colônia do Gurgueia são cassados por corrupção eleitoral

Imprimir

A prefeita de Colônia do Gurguéia, a 507 km de Teresina, Lisiane Franco Rocha Araújo (PMDB) e seu vice Chagas Brandão, foram cassados sob a acusação de crime eleitoral. A sentença foi dada nesta segunda-feira (27) pelo juiz da 90ª Zona Eleitoral, Édson Rogério Leitão Rodrigues. 

Os dois vinham sendo alvo de uma investigação eleitoral, onde pesam acusações de compra de votos, financiamento de transporte irregular de 46 eleitores e oito menores que vieram de Brasília para Colônia do Gurguéia às vésperas das eleições municipais de 2012, distribuição de combustível para motos e carros (por ocasião de uma carreata promovida como ato de campanha), oferta de apoio financeiro a eleitores feitas pelo esposo da prefeita. 

Na sentença, o juiz pede ainda o afastamento imediato de Lisiane Araújo e do vice dos cargos, determinando que o presidente da Câmara Municipal, José Luís Pereira Sena, assuma a prefeitura interinamente.

O juiz Édson Rodrigues determina ainda a cassação dos diplomas dos investigados na ação, tornando-os inelegíveis por oito anos. A decisão agora segue para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI) que pode suspender ou não a cassação. Casao acate a decisão do juiz, o município deve passar por uma nova eleição.

Procurada pelo Cidadeverde.com, a prefeita Lisiane Araújo informou não ter conhecimento da decisão. "Eu ainda não fui notificada. Tenho conhecimento dos processos, mas não fui notificada dessa decisão", afirmou.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais