Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina discute situação dos comerciantes do Polo de Saúde

Imprimir

As discussões em torno do assunto que envolve a transferência dos comerciantes instalados nas proximidades do Polo de Saúde de Teresina já duram muitos anos. A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), que tem a competência da organização social daqueles microempreendedores, realizou, na Casa da Cultura, uma reunião para tratar da situação.

Na oportunidade, que contou com a presença das pessoas que desenvolvem atividades na referida região, foi colocado que os mesmos deverão ocupar os espaços cedidos pela Agespisa, situado na Rua Dezenove de Novembro, e a lateral da antiga Unidade Escolar Domingos Jorge Velho, onde atualmente funciona o Memorial Zumbi dos Palmares.
 
Segundo o secretário municipal de economia solidária, Olavo Braz, essa é uma questão que faz parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Teresina. “Dando continuidade às ações de inclusão social para os pequenos produtores e comerciantes da capital, o prefeito Firmino Filho estabeleceu uma conversa, através da Semest, no sentido de ocupar os espaços públicos que fossem capazes de abrigar os 48 pequenos comerciantes que estão localizados dentro do Polo de Saúde. Essas 48 pessoas, que estão cadastradas, têm suas vagas garantidas”, explica.
 
Olavo Braz destaca ainda que as negociações estão concluídas e os documentos foram transformados em lei, consolidando um lento processo de articulação e convencimento social daquelas famílias que comercializam seus produtos na rua.
 
Em 2008 o Ministério Público Estadual impetrou ação, em trâmite perante a 2ª Vara da Fazenda Pública de Teresina, proibindo a permanência de ambulantes na área do polo de saúde da capital. O fato do caso ainda não ter sido resolvido deve-se à insatisfação dos comerciantes com o espaço antes escolhido para que eles exercessem suas funções. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais