Cidadeverde.com

Professor piauiense vai a Europa conhecer acelerador de partículas

Imprimir
 Pelo segundo ano consecutivo, um professor de física do Colégio Estadual Zacarias de Góis - Liceu Piauiense é selecionado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) para um curso na Escola de Física CERN, em Genebra (Suiça). Dessa vez, Miguel Henrique Barbosa visitará um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no Mundo.

Ao todo foram selecionados 30 professores de todo o Brasil. Participaram da seleção professores de física do ensino médio das redes de ensino federais, estaduais, municipais e de escolas particulares.

Arquivo pessoal
Miguel Henrique e alunos

Segundo o professor esta é uma oportunidade única de trocar experiência com professores de diversos lugares do Brasil e ainda estar próximo do que há de mais novo nas pesquisas sobre física da partícula. “Na primeira etapa do curso, que será no final de agosto, conheceremos o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Portugal. Depois passaremos uma semana na Suíça no maior laboratório do mundo na área de física da partícula. É um laboratório que apenas 20 países do mundo têm acesso livre e o Brasil vem buscando estreitar parcerias”, explicou Miguel Henrique.

Miguel Henrique Barbosa leciona há quatro anos no Liceu Piauiense, onde também é o responsável da escola junto à Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (Pibid/IFPI).

O professor ressalta ainda que a seleção para o curso é um incentivo para o fortalecimento de pesquisas científicas no Piauí. “Já estamos trocando experiências com professores do Sudeste do Brasil para possíveis parcerias voltadas para pesquisas nossas. É uma forma de incentivar estudantes e também professores do Piauí a se dedicarem a pesquisa científica e contribuir com o crescimento dos estudos no nosso Estado”, declarou Miguel Henrique Barbosa.

O objetivo do Acelerador de Partículas é estudar o que aconteceu no universo, em termos energéticos, logo após a explosão do Big Bang.

No ano de 2012, o professor Antonio Araújo foi o primeiro professor piauiense selecionado para Escola de Física CERN, na Suíça. Ele também leciona no Liceu Piauiense.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais