Cidadeverde.com

Projeto Declare Certo tira dúvidas em praça sobre Imposto de Renda

Imprimir

O prazo para declaração de Imposto de Renda em 2015 (referente aos rendimentos de 2014) termina na próxima semana, dia 30 de abril. Para auxiliar contribuintes, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí e o Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí estarão de hoje até esta sexta-feira (24) esclarecendo dúvidas, na terceira edição do Projeto Declare Certo, que ocorre na Praça Rio Branco, em frente ao prédio da Receita Federal. Os atendimentos serão iniciados a partir de 11h da quarta-feira, dia 22.

De acordo com a Receita, é obrigado a declarar IR quem mora no Brasil e recebeu rendimentos tributáveis de mais de R$ 26.816,55 ao longo de 2014. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, Elias Caddah, lista situações em que os contribuintes, mesmo isentos, devem declarar o imposto de renda. 

"Quem recebeu acima de R$ 26.816, 55 deve declarar. Outros que receberam precatórios, prêmios de loteria, seguro entre outros, mesmo que não tenham atingido em seu rendimento normal essa meta, também é obrigado a fazer a declaração", explica o presidente. 

Ele destaca ainda que alguns contribuintes caem na malha fina devido a dúvidas sobre gastos dedutíveis. "Compras de medicamentos, escolas de idiomas, cursos pré-vestibulares...esses valores não são dedutíveis do IR. O que entra nessa conta são planos de saúde, despesas médicas e hospitalares, despesas com a Educação com Ensino Médio, Fundamental ou Superior do próprio contribuinte ou dependentes", reitera. 

Declare certo

O Declare Certo integra a programação do Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril, e tem como propósito disseminar informação e viabilizar que o cidadão participe do funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal. Durante três dias, a população poderá esclarecer dúvidas relativas à elaboração da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2015 com profissionais capacitados e estudantes de Contabilidade treinados e aptos para este fim.

“O Declare Certo envolve a questão social, pois esclarece quanto ao preenchimento da declaração do Imposto de Renda e proporciona aos alunos do curso um excelente ganho de experiência e conhecimento”, destacou Caddah, que também é Chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas da UFPI.

Em 2014, aproximadamente 1.000 contribuintes foram atendidos durante os três dias do projeto. Neste ano, a meta é superar esse número.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais