Cidadeverde.com

Conselho: FMS precisa resolver problema de superlotação no HUT

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Otacílio Batista, solicitou que, desta reunião ocorrida hoje (15) no Ministério Público Estadual para tratar problemas com marcação de consultas médicas e a subutilização do HGV, seja retirada uma solução para esvaziar o Hospital de Urgências de Teresina. 


Caroline Oliveira/Cidadeverde.com


Segundo ele, não há problema de leitos em Teresina, mas sim de gestão, já que há hospitais com leitos vazios, como o HGV e unidades municipais, enquanto o HUT está lotado. Ele afirma que existe uma média de 150 macas nos corredores todos os dias.


"O Ministério da Saúde já constatou que há leitos em Teresina. Mas eles não estão sendo ocupados. Enquanto há superlotação no Hospital de Urgências, o HGV e hospitais municipais estão sublotados. De  70% a 80% da demanda do HUT poderia ser resolvida nas unidades básicas. Já houve avanços, mas muito lentos. Precisamos equacionar e encontrar soluções rápidas", declarou.


Otacílio também afirma que há denúncias de desvios de senhas para marcação de consultas. 




O suerintendente da FMS, Tiago Macêdo, apresentou algumas soluções que, segundo ele, estão em andamento. Ele explica que o Hospital Lineu Araújo passará a funcionar 24 horas e está sendo reestruturada a produtividade, em termos de trabalho dos hospitais para reduzir o gargalo, no sentido de melhorar a qualidade do atendimento.


"Estamos implantando metas para que sejam cumpridas. Uma reunião acontece na próxima sexta com todos os gestores dos hospitais para reestruturar a produtividade de todos. Vamos dar prazos e cobrar resultados", destaca Tiago.


Matérias relacionadas


Flash de Caroline Oliveira
Redação de Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais