Cidadeverde.com

Reportagem mostra seca na barragem de Cajazeiras em Pio IX

Imprimir

O Jornal do Piauí, desta segunda(2), exibiu a primeira reportagem da série "Água, o grande desafio". Nela, a repórter Karina Matos mostrou dados do Departamento Nacional de Obras contra a Seca(Dnocs), que revelam uma redução significativa no volume de água em quatro, dos 25 açudes monitorados pelo órgão no Piauí.

Segundo o Dnocs, no açude de Cajazeiras, em Pio IX, o volume atinge apenas 0,1 por cento de sua capacidade. Na barragem de Fátima, em Picos, chega a dois por cento. Em Piaus, no município de São Julião, está em 7,5 por cento. E na barragem de Barreiras, em Fronteiras, nove por cento.

Na primeira reportagem da série, Karina Matos esteve na barragem de Cajazeiras, que tem capacidade para armazenar 24 milhões de metros cúbicos de água e hoje está com apenas 70 mil metros cúbicos, o que vem afetando diretamente a comunidade que vive próximo ao açude.

Além da pouca água, muitos peixes estão morrendo e existem enormes bancos de areia. Desde 2010 não chove na região..Pescadores estão parados e as famílias consumindo água de cisternas. O Dnocs considerou a barragem seca no final de janeiro de 2015, mas há pelo menos 1 ano, moradores deixaram de consumir água da barragem. 

Ainda na reportagem, Karina Matos foi até a Serra dos Morros, em Francisco Santos, a 33 km de Picos, onde mulheres conseguem garantir uma renda, através de uma planta típica da caatinga, o umbuzeiro, que em tupi guarani significa "árvore que dá de beber". Elas catam umbu para tirarem a polpa, usada em sucos, doces e geléia.

A comercialização do umbu na região do semi-árido do Nordeste movimenta mais de 6 milhões por ano. O estado da Bahia responde por 89 por cento da produção. O Piauí ocupa a sexta posição, com 81 toneladas e está presente em 14 municípios.

Assista na íntegra a primeira reportagem da série "Água, o grande desafio"!

Nesta terça(3), vai ao ar, a segunda reportagem da série, ao meio dia no Jornal do Piaui. Não perca!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais