Cidadeverde.com

Secretaria de Saúde chama atenção para os riscos da hipertensão arterial

Imprimir

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, um em cada três adultos são hipertensos, o que representa 70% da população brasileira, acima de 70 anos. Para incentivar a prevenção e a busca da qualidade de vida, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril.

O evento contou com um bate-papo com o cardiologista José Carlos Formiga. Além disso, também foram realizadas atividades como avaliação e orientação alimentar, verificação de pressão arterial e atividades corporais.

No Piauí, 21,1% da população adulta tem hipertensão arterial. Os homens são os mais afetados, apresentando 21,9%. Já nas mulheres é de 20,4%. Segundo os dados referentes a 2013, divulgado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

Para a coordenadora Estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Valdite Costa, “o nosso objetivo é promover a conscientização do controle e tratamento da Hipertensão. Inclusive, a Secretaria da Saúde vem adotando várias estratégias e ações para reduzir o ônus das doenças cardiovasculares na população. Como as medidas anti-tabágicas, as políticas de alimentação e nutrição e de promoção da saúde e ainda as ações de atenção à hipertensão e ao diabetes notadamente na rede básica”, frisou.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais