Cidadeverde.com

Sede do Sinte é assaltada por trio armado; professor foi ferido

Imprimir

Três homens armados fizeram cerca de 30 professores reféns durante assalto na tarde desta terça-feira (01) na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte), localizado no Centro de Teresina. Um professor foi ferido no braço direito com um disparo de arma de fogo.

“Estávamos iniciando uma reunião rotineira da diretoria quando o trio invadiu armado e anunciou o assalto. Eles chegaram logo fazendo o pessoal que estava na recepção de refém e foram pedindo celulares e dinheiro”, conta a professora Valrene Silva, que foi feita refém. 

Fotos: Lucas Marreiros/cidadeverde.com

O professor ferido foi identificado como Antônio Ferreira. Após ser baleado ele foi socorrido e encaminhado a um hospital particular da zona Norte de Teresina. As informações que chegaram ao Sindicato é de que o estado de saúde dele é estável e que o professor não corre risco de morte.

“Ele foi medicado e está bem. Durante o assalto, os homens só gritavam para ninguém se mexer e não olharem para eles que eles iam atirar para matar. O que aconteceu é que eles perceberam que tinha um segurança no Sindicato. O segurança se mexeu e eles pensavam que ele ia atirar e foi ai que eles dispararam na direção do segurança. Ele conseguiu desviar. O tiro veio em minha direção, mas não me acertou e pegou bem no professor que estava ao meu lado”, relembra a professora Valrene Silva.

A ação foi registrada por volta das 15h10 e o trio se deslocava em motocicletas. Os assaltantes conseguiram levar dinheiro, ainda não contabilizado, e bolsas dos presentes na reunião. A polícia foi acionada e boletim de ocorrência registrado.

“Eles conseguiram fugir, mas a polícia está atrás. Foi uma situação muito difícil. Sorte de que ninguém saiu com maiores ferimentos e estamos todos bem contado a história. Mas essa situação não é terrível. Não dá pra descrever o que é passar por um assalto”, conta a testemunha.

De acordo capitão Márcio José de Aquino, da Rone, imagens do circuito interno de segurança do sindicato foram vistas após a ação e devem ser utilizadas nas investigações. “Vimos apenas nas imagens que dois deles estavam com uma pistola cada um, mais ainda não conseguimos identifica-los”, disse.

A sede Sinte está localizada na rua Barroso, Centro de Teresina, nas proximidades do Colégio Liceu Piauiense. 

Atualizada em 18h36

Segundo informações da polícia, os assaltantes conseguiram levar 12 aparelhos celulares e cerca de R$ 500 em dinheiro. 

Após o disparo, os assaltantes teriam se assustado e saído do auditório onde estavam os reféns. Se aproveitando disso, os funcionários fecharam a porta para que eles não pudessem retornar ao local. O auditório tem duas saídas. Como a maioria dos reféns eram homens, eles conseguiram abrir a porta dos fundos e avisar ao pedreiros de uma obra ao lado do prédio do Sindicato sobre o assalto. Foram os pedreiros que acionaram a Polícia. 

O secretário de comunicação do Sinte, kaassyus Lages, disse que todos ficaram com uma sensação de impotência. "Estávamos em reunião e fomos pegos de surpresa por esses homens anunciando um assalto. Muitos entraram em pânico. Ficamos em total desepero. Algumas pessoas passaram mal, já que a maioria dos funcionários do sindicato são aposentados e alguns possuem problemas de saúde".  

O coronel Alberto Meneses, comandante de policiamento da capital, disse que as caracteristicas físicas dos suspeitos já foram repassadas apara a equipe de investigação do 1º Distrito Policial. "As imagens das câmeras dos sistema interno do Sinte já estão sendo analisadas na tentativa de identificar os suspeitos". 

Pelas imagens já foi possível identificar que uma das armas usadas era um revóllver calibre 38. Apenas dois suspeitos mostraram o rosto durante a ação, sendo que um deles ficou na entrada no sindicato e não tirou o capacete. 

Lívio Galeno e Lucas Marreiros (especial para o cidadeverde.com)

[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais