Cidadeverde.com

Tribunal desloca avião para buscar urna após votação paralela no PI

Imprimir

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí contratou uma aeronave para a transferência de urnas no processo de votação paralela. No sorteio realizado na manhã deste sábado, a urna escolhida foi do município de Ilha Grande, que fica a 326 km de Teresina. Devido a distância, o Tribunal foi obrigado a disponibilizar uma aeronave.A votação paralela é realizada para atestar a lisura do pleito neste segundo turno. 

_MG_6871.jpg

Participaram do sorteio, em estande montado em frente ao TRE, o presidente do órgão, desembargador Edvaldo Moura, o presidente da comissão, o juiz Manoel Dourado, o juiz auxiliar da presidência, Tiago Brandão, e servidores do TRE e do Tribunal de Justiça. 

Foram sorteadas duas urnas já inseminadas, uma na capital e outra no interior do Estado, para serem utilizadas no teste. As urnas sorteadas estavam na 4ª Zona, na sessão 77, no município de Ilha Grande do Piauí, e a outra na 1ª Zona, na sessão 331, localizada no povoado União, zona rural de Teresina.

Para o presidente do TRE, essa é mais uma chance de testar a segurança das urnas eletrônicas utilizadas na votação. "A votação paralela é um mecanismo importante para demonstrar a segurança que a eleição possui e mostrar que as urnas eletrônicas vieram para ficar. Com esse sistema, os eleitores votarão de forma livre e segura", disse o desembargador.

Após o sorteio, foi realizada uma votação com cédula de papel, que contou com a participação de estudantes do 9º ano da unidade escolar de tempo integral Raldi Cavalcante Barros, do bairro Renascença. 

De acordo com Manoel Dourado, presidente da comissão de votação paralela, os votos recebidos hoje em cédula de papel e colocados em urna de lona serão transferidas amanhã para as urnas eletrônicas.

"Os estudantes irão preencher as cédulas com nomes de candidatos reais e esses votos serão transferidos por servidores da Justiça Eleitoral amanhã durante a votação oficial", explicou.

A urna de lona utilizadas pelos estudantes ficam sob a guarda da Polícia Federal.

Flash de Emanoela Pinto (Especial para o Cidadeverde.com)
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais