Cidadeverde.com

Vereadora apresenta projeto que exige identificação de passageiros de táxi

Imprimir

A preocupação com a violência contra taxistas chegou à Câmara Municipal de Teresina. Disposta a criar um mecanismo de proteção para a categoria, a vereadora Teresa Britto (PV) defende a aprovação de um projeto de lei que exige a identificação de pessoas que usam o serviço.

O texto do projeto, que foi apresentado na última terça-feira (3), obriga os motoristas de táxi a solicitarem a identificação do usuário no momento do embarque, através de um documento com foto. O condutor pode informar à central ou anotar em livro próprio no ponto. O Sindicato dos Taxistas deverá disponibilizar adesivo para ser fixado no vidro do veículo, informando a determinação. Caso o táxi seja solicitado por telefone, o passageiro já deverá fornecer o número do documento durante a ligação e apresentar ao taxista.

O projeto tramita na Câmara Municipal de Teresina e deverá entrar em votação na próxima semana. Caso seja aprovado, deverá entrar em vigor ainda em março. "Quando você vai pegar um avião, tem que se identificar. Quando vai viajar de ônibus, tem que se identificar. Então, nada mais justo o passageiro de táxi seja obrigado a se identificar também", argumenta Teresa Britto.

"Existem categorias que estão mais próximas da violência. Os taxistas, principalmente aqueles que trabalham à noite, correm riscos de morte todos os dias. Existem bairros de Teresina em que eles não entram por medo. Precisamos frear essa violência. O projeto de lei pretende proteger os taxistas", reforça a parlamentar.

A categoria vê a iniciativa com bons olhos. "É bem vindo. Só em ser segurança para taxista, nós estamos precisando. Toda lei, toda ajuda que aparecer é bom, porque os taxistas estão passando por uma situação muito difícil", comenta o presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Barbosa.

Flávio Meireles
Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais