Cidadeverde.com

Vistoria encontra latas de cerveja e celular escondido em bola na Major César

Imprimir
  • foto2.jpg Divulgação
  • foto4.jpg Divulgação
  • foto3.jpg Divulgação
  • foto1.jpg Divulgação

Jogo de baralho, cerveja gelada e churrasco. A cena deveria ser comum se não fosse presenciada por agentes de polícia dentro da Penitenciária Agrícola Major César, localizada na BR-343. A denúncia é do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi). Na última sexta-feira (13), durante uma vistoria de rotina, foram encontradas dezenas de latas de cerveja, drogas e um celular escondido dentro de uma bola.

“Eles enterram a cerveja e à noite tiram e botam na geladeira e vão tomar. Se a vistoria fosse no domingo, a gente tinha encontrado os presos fazendo churrasco e jogando baralho", conta Kleiton Holanda, diretor do sindicato.

Segundo ele, os produtos podem ser frutos de roubos na região. Ontem (17), a TV Cidade Verde mostrou que vários estabelecimentos comerciais da região já foram assaltados. O diretor explica que o material entra com facilidade por causa da falta de estrutura que os agentes são submetidos.

"Os agentes estão impotentes, não tem militar nas sentinelas. Esse material entra porque os agentes não têm instrumentos para impedir. Não temos detector de metal, não temos a quantidade de servidores suficientes. Eles comentem crime na rua e vão para dentro do presídio, dificultando a identificação", afirma, ressaltando que, na madrugada de sábado, três presidiários fugiram da penitenciária.

Segundo o Sinpoljuspi, a situação é de alerta não só na Major César, mas em  todos os presídios do estado. "Na manhã de sexta houve uma fuga na Penitenciaria Irmão Guido, onde o preso Alan Santana conseguiu fugir. No meio da semana uma outra fuga foi registrada no presidio de Vereda Grande em Floriano. Na manhã da segunda feira (16) um túnel foi descoberto em frente a cela 10 do Pavilhão D da Casa de Custódia de Teresina, com pelo menos 5 metros de comprimento, já passando por baixo da cozinha da cadeia e por pouco não chegou a área externa", relata Kleiton.

Ainda de acordo com o sindicato, a situação é caótica. "Não temos como fazer uma segurança decente pelo fato de até apresente data não ter pelo menos o telefone das unidades em funcionamentos. Todos estão cortados", finaliza o diretor do sindicato.

Irmão Guido

Na tarde desta quarta, os agentes encontraram na Irmão Guido garrafa com bebida alcoólica e celulares jogados por pessoas ainda não identificadas. Segundo o Sinpoljuspi, o material seria levado para dentro do presídio por presos que trabalham na limpeza.

Sejus envia nota

Em nota, a Secretaria de Justiça disse que as vistorias dentro das unidades estão sendo reforçadas justamente para evitar a entrada e permanência de objetos proibidos. 

A respeito dos objetos apreendidos após vistoria na Colônia Agrícola Major César, em Altos, a Secretaria Estadual de Justiça esclarece: 

As vistorias dentro das unidades estão sendo reforçadas justamente para evitar a entrada e permanência de objetos proibidos. A Secretaria tem buscado alternativas para reforçar a segurança na penitenciária (construída ainda na década de 70), a exemplo da substituição das grades de proteção, no sentido de reforçar a segurança na penitenciária. Em relação à falta de equipamentos dentro dos presídios, o Governo do Estado vem buscando recursos junto ao Governo Federal para amenizar o problema e garantir a compra de novos equipamentos que garantam, inclusive, o fim da revista íntima vexatória.
 
A Secretaria e o Governo do Estado reconhecem a necessidade de contratação de mais agentes penitenciários, porém, a crise financeira em que se encontra o Estado não permite a realização imediata de concurso público na área.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais