Cidadeverde.com

Bancários e coveiros estão no cronograma de vacinação no Piauí

Foto: Ascom

O deputado estadual Paulo Martins teve aprovado, em sessão de terça-feira, 04.05, requerimento ao Comitê de Operações Emergenciais (COE), do Governo do Estado do Piauí, solicitando a inclusão dos profissionais como coveiros, agentes funerários, bancários e funcionários dos correspondentes bancários do Piauí, no cronograma de vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o paramentar, o pedido é baseado no que trata a decreto do Governo do Estado do Piauí n° 19.554, de 04 de abril de 2021, que inclui várias categorias  como  serviços essenciais. 

Paulo Martins disse que a vacinação dos coveiros deve ter prioridade pelo contato com corpos de vítimas da infecção causada pelo novo coronavírus. Esta prioridade também é descrita no Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. 

Com relação aos Bancários e funcionários de correspondentes bancários e de loterias, o deputado justifica que no momento em que a recomendação é o isolamento social para evitar a propagação do coronavírus, muitos profissionais não podem cumprir essa determinação, sendo o caso dos bancários e dos funcionários de correspondentes bancários a das loterias.

Paulo Martins lembra que esses profissionais realizam atividades essenciais, com contato diário com clientes, com cédulas, documentos e caixas eletrônicos; além de estarem expostos demasiadamente ao contágio, tomando-se potenciais propagadores involuntários do vírus. 

O entendimento, tanto do Comando Nacional dos Bancários como da Fenaban, é de que a categoria é um dos setores essenciais para manter a sociedade durante a pandemia e que deve estar entre os setores que devem receber a proteção na fase inicial da vacinação.

Com informações - Ascom