Cidadeverde.com

Comemorações em Palmeirais

 

A cidade de Palmeirais completa 123 anos de emancipação política na próxima segunda-feira (26) e , para comemorar a data, a Prefeitura Municipal preparou uma semana de programação com inaugurações, serviços itinerantes, apresentações culturais, atividades esportivas, eventos religiosos e uma grande festa.

A abertura oficial será nesta terça-feira (20), às 8h, na Avenida Gonçalo Barbosa Soares, com o início das atividades da Justiça Itinerante com serviços jurídicos , divórcio, reconhecimento de paternidade, acordo de guarda, solicitação de exames de DNA, reconhecimento de união estável, emissão de documentos de identidade , orientação sobre aposentadoria e benefícios do INSS. A Defensoria Pública do Estado integra a ação. O caminhão fará atendimentos o dia inteiro e ficará estacionado até o dia 22.

Na quarta-feira (21), além de todos os serviços da Justiça Itinerante, haverá atendimento odontológico na unidade móvel do município, além da entrega das próteses dentárias produzidas pela coordenação de serviços odontológicos.

Na quinta-feira (22) , a Avenida Gonçalo Barbosa Soares vai receber atendimento médico, com realização de exames de ultrassom. À noite, haverá um culto na Igreja Assembleia de Deus, a partir das 19h.

A zona rural também foi contemplada com a programação de aniversário. Ne sexta-feira (23), será reativado o posto de saúde da Comunidade Capumbas, com instalação de consultório odontológico. O local estava fechado e passou por uma reforma.

As programações culturais iniciam na sexta-feira (23), com concurso de dança e shows na Vila Belém, próximo ao Estado Rufinão, a partir das 19h.

No sábado ( 24), será a inauguração da reforma e ampliação da Unidade Escolar Gonçalo Barbosa Soares, na comunidade Penicilina. À noite, haverá concurso de quadrilha e shows de bandas musicais na na Vila Belém.

Ndomingo(25), será inaugurado a biblioteca Adriano Rogério da Silva. À Noite haverá mais um dia de concursos de quadrilhas e shows musicais na vila Belém.

Na segunda-feira (26), a programação será extensa, iniciando às 5h com uma alvorada percorrendo algumas ruas da cidade. Às 7h haverá um café-da-manhã no adro da Igreja Matriz, logo em seguida será realizada uma missa em ação de graças, prevista para iniciar às 8h.

A reforma da Secretaria de Ação Social será inaugurada às 10h. Em seguida, haverá o corte do bolo e, às 15h, final do campeonato society masculino, feminino e sub-16. À noite, a festa começa a partir das 18 na Vila Belém, com apresentação de Meninos de Barão, Jonas Esticado e Aviny Viny.

O prefeito Reginaldo Júnior destaca que toda a programação foi pensada para presentear a população de Palmeirais e enaltecer a cultura local. “Teremos apresentação dos grupos culturais locais, atividades esportivas e religiosas. Ou seja: teremos atrações para todos os gostos e idade para que ninguém deixe de comemorar o aniversário da nossa cidade. Além disso, vamos oferecer serviços e fazer inaugurações como uma forma simbólica de presentear a população”, destaca o prefeito.

 

Fonte: Ascom

 

Obras em São João do Piauí

O Governador, Wellington Dias e a Secretaria de Educação Rejane Dias, estiveram nesta sexta (16/06) em São João do Piauí. Durante a visita foi  autorizado a continuidade das obras de reforma do Parque 5 de Julho; a abertura de processo licitatório para melhoria do abastecimento e ampliação da rede de água; assinado ordem de serviço para a construção o contorno rodoviário da cidade e destinado uma ambulância para o Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros. Na agenda da comitiva governamental foi  realizada uma visita a reforma e ampliação do aeroporto da cidade e  o governador assinou ordem de convênio para execução de barragem/passagem molhada no rio Piaui.
 
Fonte:Ascom

Ações de Cidadania em União

Nessa semana foi a vez da comunidade Novo Nilo receber a Caravana da Cidadania, projeto realizado pela Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC). A ação foi realizada na Unidade Escolar Coronel Gervásio Costa e contou com a colaboração de profissionais da SEMASC, Saúde, Educação e outras áreas.

Durante a realização da Caravana, a população conta com serviços de alistamento militar, vacinação, emissão de RG, junta militar, recadastramento do Bolsa Família e ainda participa de palestras e orientações sobre os direitos do cidadão.

Outras comunidades
A secretária Martina Costa informou que pretende levar a Caravana a outras comunidades. “É um projeto importante que está sendo reconhecido pela população, pois os serviços, os direitos estão chegando até o povo. Iremos para o Divinópolis em breve e em seguida quero estar indo a outras comunidades levando a equipe para prestar serviços e orientações”, destacou.

Fonte: Ascom

Festival de Inverno de Pedro II atrai autoridades

 

O Festival de Inverno de Pedro II contou com um grande número de autoridades na solenidade oficial de abertura. Entre os presentes,  deputados federais, estaduais,  prefeitos da região e o governador Wellington Dias, que durante o discurso no evento,  mencionou as conquistas que a cadeia produtiva da geração de emprego e renda local,  obteve ao longo das 14 edições do  festival. Antes da solenidade o governador participou de outros eventos  na cidade, como  a inauguração de uma escola musical de jazz para crianças do município, que será coordenada pela secretaria estadual de cultura, e a entrega de kits de agricultura para trabalhadores rurais.

Festival Junino em Nossa Senhora dos Remédios

Entre os dias 29 de junho a 1º de julho acontece em Nossa Senhora dos Remédios a vigésima primeira edição do Festival Junino São Jacó. O evento é realizado pela Prefeitura da cidade, que tem a frente o prefeito Manoel de Jesus Silva, do PT. Durante os três dias do festival muita descontração, comidas típicas e shows de várias atrações musicais,  prometem fazer a alegria dos moradores do município e visitantes que irão prestigiar as apresentações de quadrilhas e grupos folclóricos. O Festival Junino São Jacó é um dos mais tradicionais da região e atrai grupos participantes de várias cidades do Piauí.

Cinema independente em Parnaíba

O longa-metragem “Danado de Bom”, grande vencedor do Cine PE 2016, com os prêmios de melhor filme, fotografia, montagem e edição de som, chega aos cinemas das principais capitais do país no dia 29 de junho. No entanto, antes disso, será feito um lançamento independente por algumas salas de cinema do país. A primeira cidade a receber o documentário será Parnaíba, com uma sessão que acontecerá no feriado de Corpus Christi, próximo dia 15 de junho, às 20h, no Espaço Balaio, na rua São Vicente de Paula 599 , Centro. 

 

“Danado de Bom” é produzido por Marianna Brennand e dirigido por Deby Brennand. O filme conta a trajetória de João Silva, parceiro constante de Luiz Gonzaga e um dos principais compositores brasileiros, autor de mais de 3 mil músicas, entre elas “Pagode Russo” e “Nem se despediu de mim”. 

 

O trailer do filme  pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=qcx12d6761w

 

Fonte: Ascom

 

 

 

 

Restaurante Popular em Oeiras

O prefeito José Raimundo visitou nesta segunda-feira, 12, as instalações do Mercado Público, situado na Rua Zacarias de Góes. Uma parte do local deve ser adaptada para abrigar a estrutura do Restaurante Popular de Oeiras, projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, visando oferecer refeições a preços acessíveis à população de baixa renda, em situação de insegurança alimentar.

A secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, comenta que o projeto será apresentado nesta quarta-feira, dia 14, ao secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana.

O Restaurante Popular de Oeiras será implantando através de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, por intermédio da SASC. “A implantação do Restaurante Popular tem como principal interessado e beneficiário a população, sobretudo, a de baixa renda”, assinala a secretária, acrescentando que o restaurante tem como meta disponibilizar 100 refeições por dia.

O projeto contempla também pequenos produtores rurais, através do Programa Compra Direta Local de Alimentos (PAA), que possibilita a aquisição de alimentos orgânicos e saudáveis que devem ser utilizados nas refeições oferecidas pelo restaurante.

Vanessa Reinaldo explica que, concomitante ao funcionamento do Restaurante Popular, serão criados espaços de desenvolvimento comunitário e de formação da cidadania, com oferta de palestras, oficinais de aproveitamento e combate ao desperdício de alimentos, realização de campanhas educativas, cursos e qualificações na área e também atividades culturais.

Fonte: Ascom

Projeto Mirim Cidadão de Amarante

Estarão abertas, a partir de segunda-feira (12), as inscrições para o projeto Mirim Cidadão. Iniciativa da Prefeitura de Amarante, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, a proposta disponibiliza 100 vagas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade. 

O projeto oferece aulas de civismo e cidadania que favorecem o desenvolvimento das crianças e jovens.  

Para se inscrever, os interessados devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir das 8h, portando os seguintes documentos: duas fotos 3x4; cópia da certidão de nascimento ou do RG; cópia do comprovante de endereço; declaração de matrícula e frequência escolar; atestado médico que valide aptidão para participar do projeto.  

"Nós acreditamos nesse projeto como um grande passo para o desenvolvimento de nossas crianças e jovens. Esperamos que os jovens participem a fim de colaborar para o crescimento pessoal e de nossa comunidade", convida o prefeito de Amarante, Diego Teixeira. 

Fonte: Ascom

Altos realiza preservação do meio ambiente

A Prefeitura de Altos realiza por todo o mês de junho o projeto “Preservar é preciso”. As atividades estão sendo realizadas desde o dia 05 de Junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

De acordo com a prefeita de Altos, Patrícia Leal, os trabalhos pertinentes ao projeto acontecem em todas as secretarias do município, mas com ênfase na área da educação.

Na manhã desta sexta-feira (09) ações foram desenvolvidas no Colégio Modestina Monte, que se localiza no bairro Tranqueira, o maior e mais populoso do município. Na ocasião, Patrícia Leal esteve presente e conversou com os alunos instituição.

“Nós precisamos unir forças com o propósito de cuidar bem da natureza e do futuro dos seres humanos. Essa consciência deve ser desenvolvida desde cedo, por isso a importância de um trabalho efetivo em nossas escolas”, disse a gestora aos professores e alunos.

Também participaram do evento os secretários municipais Warton Lacerda, Adilton Nascimento, Márcia Beatriz, Antonio Mascarenhas e Manoel Rodrigues. O vereador Professor Kiko Fontenelle também esteve presente.

Fonte: Ascom

Avanços na saúde em Miguel Alves

O Hospital Pedro Vasconcelos da cidade de Miguel Alves está festejando os números crescentes com relação aos atendimentos a comunidade. Só no mês de maio foram realizados 2028 exames laboratoriais, 577  raios X  e 230 eletrocardiogramas. “Os desafios são muitos, mas o prefeito Oliveira Junior está trabalhando para que a assistência seja garantida de forma adequada aos pacientes que dependem do Hospital.” Frisou a Diretora da entidade,  Leyla Lira. Outro motivo de comemoração da casa é a questão dos procedimentos ortopédicos de pequenas complexidades, até então inéditos no município. Antes pacientes tinham  que se deslocar até Teresina para a retirada de pinos e fixadores, hoje os procedimentos são realizados no próprio hospital, pelo especialista Dr. Jesus Torres.
.

Fonte: Ascom

Posts anteriores