Cidadeverde.com

Ipiranga do Piauí tem novo decreto no combate à Covid-19

Foto: reprodução

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, município distante 262 quilômetros de Teresina emitiu um novo decreto que dispõe sobre medidas a serem adotadas para o enfrentamento à Covid-19. O decreto vale até o dia 31 de janeiro. O município registrou um aumento no número de casos de Covid. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, há 10 casos ativos, dos quais 7 estão em isolamento e outros três internados. Segundo o decreto, bares, restaurantes, conveniências ou similares poderão funcionar até às 2h, após esse horário, apenas os serviços de deliveries. Ainda conforme o documento, é proibido o uso de som automotivo, sendo permito apenas apresentação de músico e\ou som ambiente. O comércio em geral poderá funcionar até às 20h00, enquanto academias, farmácias e drogarias poderão exercer suas atividades até às 22h00. Ainda de acordo com o decreto, fica proibido a circulação de pessoas no horário entre às 03h00 e às 5h00, exceto em deslocamentos de extrema necessidade.

 

Altos é contemplado pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

Foto: Secom

Altos está entre os 05 municípios do Piauí que foram contemplados pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação para o ano de 2022.

A relação dos municípios e estados foi divulgada pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (10). Somente 05 municípios do Piauí foram contemplados entre as 89 vagas disponibilizadas pelo MEC.

O município foi contemplado na modalidade ‘Recursos’, onde a escola vai receber os recursos financeiros para serem feitos as adequações, deixando no modelo padrão de ensino.

A Escola Militar contempla escolas de 6? ao 9? ano do Ensino Fundamental com matrícula a partir de 500 alunos. Por enquanto, ainda não será divulgado onde será instalada.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é apresentado com um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares federais e estaduais. 

Seu objetivo é melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares.

Os militares desempenham tarefas de apoio, enquanto os professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Rio vira atração turística e recebe nova estrutura em Campo Maior

Foto: reprodução

Durante o período das chuvas no município de Campo Maior, distante 80 quilômetros ao norte de Teresina, a barragem do rio Surubim atrai um número expressivo de visitantes em busca de diversão e um bom banho de rio. E foi pensando no lazer da população,  e também  em criar mais um atrativo turístico que a prefeitura da cidade está realizando um novo projeto. Trata-se da  prainha da barragem do rio Surubim, que já está ganhando forma. O local será uma área direcionada ao lazer com um amplo espaço onde serão colocados postes, pontos de energia, tendas e campos para atividades esportivas. Tudo pensado para atrair os banhistas e fortalecer o turismo no período de chuvas em Campo Maior,  no local que já uma tradição nessa época do ano.  O banho de rio já está garantido!

Floriano inicia agendamento para vacinação de crianças contra a Covid-19

A diretoria de Imunização de Floriano se reuniu na manhã desta segunda-feira (17), para definir  o cronograma da vacinação das crianças de 05 a 11 anos de idade, contra a covid-19. O município recebeu, inicialmente, 340 doses do imunizante da Pfizer. 

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e da Sesapi, ficou definido que as primeiras crianças a serem imunizadas, nesta faixa etária, serão as que tem alguma deficiência ou comorbidade. A expectativa é que novos lotes sejam enviados ao município nos próximos dias. 

O Secretário de Saúde, James Rodrigues, esclarece que a imunização infantil será semelhante às já concluídas, com agendamento junto às unidades de saúde. O agendamento começa nesta quarta-feira (20), e os pais ou responsáveis devem comprovar a deficiência ou comorbidade da criança, apresentando  receita ou laudo médico. 

“Os próprios agentes de saúde já conhecem o público desta etapa da vacinação, então não vamos ter problemas. O que pedimos é paciência, e mais uma vez, que a população confie em nosso trabalho que é feito com transparência e seriedade. O Ministério da Saúde já sinalizou o desejo de imunizar este grupo o mais rápido possível”, disse James Rodrigues. 

A estimativa do Ministério da Saúde é vacinar 331.432 crianças no Piauí. Para vacinar, é necessário que pais ou responsáveis acompanhem as crianças até o local de aplicação. O imunizante para o público infantil é da Pfizer e deve ser aplicado com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e segunda doses.

 

Paraguaios investem em terras no município de Barras

Um grupo de empresários  do Paraguai está investindo na produção de grãos em terras em Barras no norte do Piauí. Os empresários pretendem ter bons lucros com a produção de arroz e soja. Eles recentemente visitaram a secretaria de Agricultura de Barras e conversaram com o secretário Geraldo Veras e também com o secretário de Meio Ambiente, Ananias Filho, para resolver trâmites burocráticos e conhecer o contexto da agricultura no município. Os empresários  já compraram 3.900 hectares de terra, e esse ano já vão plantar 652 hectares de arroz na região que faz limites municipais entre Barras com e Boa Hora.

Pausa rápida para o descanso

O titular do Blog das Cidades tira uns poucos dias de folga e em breve retorna com mais informações de todas regiões do Piauí. Até já!

Imóveis abandonados são fechados para coibir tráfico de drogas

Foto: ascom

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Geração de Renda (Semas), deu início ao trabalho de fechamento de imóveis abandonados no Centro da cidade, que estavam servindo de locais para uso de droga. Estes espaços têm sido frequentados por criminosos para a prática de delitos como tráfico de entorpecentes.

“Estes espaços transformaram-se em verdadeiras ‘cracolândias’, tornando-se um problema não só de segurança, mas também de saúde pública. Neles se acumulam lixo de toda a espécie, que propiciam a proliferação de ratos, baratas e de outros animais transmissores de doenças”, destacou o superintendente da Semas, Joares Cavalcante.

A interdição dos imóveis abandonados no Centro de Campo Maior acontece após parecer social realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Geração de Renda, mediante autorização expressa de proprietários.

Ainda segundo o superintendente, a ação visa contribuir com a promoção da cidadania: “Além disso, o fechamento e a limpeza dos locais facilitará a abordagem de usuários de drogas e moradores de rua pelas equipes de resgate social e a aplicação de políticas públicas que visam a devolver a dignidade, promover a cidadania e reinserir essa população na sociedade”, falou.

 

Governo envia equipe de avaliação e monitoramento para Uruçuí

Foto: Ccom

Uma comitiva do Governo do Estado do Piauí esteve, nesta terça-feira (28), no município de Uruçuí, região Sul do estado, para avaliar e monitorar as áreas alagadas provocadas pelas fortes chuvas que caíram na região. Foi feita também uma vistoria na PI-247, rodovia que liga a cidade a Ribeiro Gonçalves e teve um trecho rompido.

Na oportunidade foi realizada uma reunião com o prefeito do município, Wagner Coelho, para alinhar os trabalhos e propostas para solucionar a situação. Em relação a PI-247, ficou acertada a realização de uma operação emergencial. De acordo com o Consultor de Engenharia do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Severo Eulálio, o trabalho vai consistir num desvio na pista e uma obra de contenção com drenagem na própria estrutura para que a água possa fluir e depois será colocado por cima um revestimento primário. Será uma obra provisória para que o trânsito possa fluir durante esse período chuvoso e acabar com o isolamento das cidades.

“Essa será uma obra provisória para uma situação emergencial. A ideia é que os trabalhos iniciem imediatamente, nossas equipes já estão aqui avaliando a situação. Quando as chuvas passarem, faremos a obra de forma definitiva, até lá, ficaremos monitorando o local”, explicou Severo Eulálio.

Para resolver a situação das casas alagadas, ficou definido um trabalho liderado pela Prefeitura de Uruçuí onde as famílias estão sendo retiradas e instaladas em locais seguros. “Essa situação acomete principalmente com a população que mora nas margens do rio. Estamos trabalhando e auxiliando a Prefeitura que está fazendo o remanejamento das famílias e dando toda a assistência necessária”, destacou o secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto.

Segundo o Secretário da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), José Santana, a visita ao município foi uma recomendação do próprio governador Wellington Dias. “Viemos ver de perto a situação e estamos fazendo um levantamento de todas as medidas tomadas para apresentar ao governador. A ordem é que seja feito o possível para resolver os problemas que atingem a região”, concluiu.

A comitiva que visitou Uruçuí foi formada pelo secretário de Defesa Civil, José Augusto; Secretário da Sasc, José Santana; Superintendente de Direitos Humanos, Janaína Mapurunga; Consultor de engenharia do DER, Severo Eulálio; e Coronel Veloso, do Corpo de Bombeiros.

Parnaíba: Sesapi reforça rede de saúde durante o final de ano

Foto: reprodução

O Governo do Piauí, através da Secretaria da Saúde, já preparou um plano de atendimento à população no período de final de ano no litoral. 

As medidas buscam garantir que os turistas tenham assistência médica garantida, em caso de necessidade. 

A atenção básica também recebeu reforço com o fornecimento de testes rápidos contra a Covid-19 e a montagem de barreiras sanitárias. 

O superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, destaca que essas ações de reforço foram planejadas para garantir tranquilidade à população. 

O secretário de Saúde, Florentino Neto destaca, que, mesmo num cenário mais otimista devido à vacinação e aos resultados do estado no enfrentamento à pandemia, é preciso manter a vigilância. De acordo com Florentino Neto, a recomendação é que os anfitriões deem preferência a ambientes abertos na hora de realizar seus encontros. “Além disso, é fundamental que todos os participantes estejam imunizados com as duas doses da vacina, mantenham distanciamento seguro e façam uso de máscara e álcool em gel”, destaca o gestor. 

Os convidados que apresentarem sintomas gripais próximo às datas dos eventos precisam ficar alertas e realizar um teste PCR.  Se o resultado não sair a tempo, o mais indicado é ficar em casa como forma de precaução.  “São cuidados importantes para que possamos chegar em 2022 em uma situação mais confortável”, diz Florentino. 

Incêndio atinge o Hospital Regional de Campo Maior

Um incêndio de grandes proporções é registrado na manhã desta quarta-feira (29) no Hospital Regional de Campo Maior.

As primeiras informações dão conta que o fogo consome toda a ala onde fica o almoxarifado do Hospital. Ainda não há informações sobre as causas ou se tem alguém ferido com o incêndio.

A defesa civil e a equipe da brigada contra incêndio da prefeitura foi acionada e estão no local para controlar as chamas até a chegado do corpo de corpo de bombeiros. A polícia isola o local.

Aguarde mais informações….

Posts anteriores