Cidadeverde.com

Semarh promove 1º Seminário sobre sustentabilidade e potencial dos Cerrados do Piauí em Bom Jesus

O centro sul do Piauí será o foco do próximo projeto a ser realizado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh): o I Seminário de Sustentabilidade e Potencialidades dos Cerrados do Piauí. A iniciativa acontecerá no município de Bom Jesus, a partir das 9h do dia 20 de abril, no Centro Administrativo da cidade. A ação contará com apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag), Prefeitura de Bom Jesus, Sebrae Piauí, Aprosoja, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus, Sindicato Rural de Bom Jesus do Gurguéia, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O objetivo da ação da Semarh é chamar atenção para o aproveitamento sustentável do Cerrado - o segundo maior bioma do país, representando cerca de 25% do território nacional - e contribuir com o controle do seu desmatamento. Em 2022, na região do Matopiba, o desmatamento do cerrado cresceu quase 20% em menos de um ano, segundo o Mapbiomas. Entre janeiro e dezembro de 2021 foram devastados 8.155km², o que corresponde a um território seis vezes maior do que Teresina. O desmatamento desse bioma tem despertado preocupação e seu combate e controle é uma das prioridades da Semarh em seu trabalho de conscientização, fiscalização e preservação ambiental.

“Esse projeto é a continuidade das propostas de seminário da Semarh no Piauí. Em fevereiro promovemos um seminário sobre o bioma Caatinga, em Canto do Buriti, e neste, o Cerrado será o nosso foco”, destaca Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “A Semarh está atenta e em ação pela preservação e fiscalização desse bioma, que é uma das nossas prioridades, principalmente por sua relevância para os recursos hídricos do estado”, afirmou.

Por meio do fortalecimento da preservação do Cerrado, a Semarh busca também garantir a preservação dos recursos hídricos do Piauí. Os territórios geográficos ocupados pelo bioma desempenham um papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos, pelo país e pelo Piauí, pois tais espaços são origem de grandes bacias/regiões hidrográficas, no Brasil e no continente sul-americano. Segundo levantamento realizado pela Embrapa Cerrados, o bioma contribui para os recursos hídricos superficiais de 8 das 12 grandes regiões hidrográficas brasileiras, com destaque para as regiões do Paraguai, Parnaíba, São Francisco, Tocantins/Araguaia e Paraná.

 

Da Redação 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais