Cidadeverde.com

Evento celebra 190 anos da Batalha do Jenipapo

O governador Wilson Martins participa da cerimônia alusiva aos 190 anos da Batalha do Jenipapo, nesta quarta-feira (13), na cidade de Campo Maior. Na oportunidade, além de uma encenação que relembra a luta de piauienses contra tropas portuguesas em pleno sertão pela Independência do Brasil, serão distribuídas 47 medalhas da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí  e a medalha Heróis do Jenipapo, mais alta comenda campomaiorense com a qual Wilson será um dos agraciados.


"Aqui prestamos homenagem aos piauienses que lutaram em uma batalha sangrenta e definitiva para a independência do Brasil", declarou o governador. Segundo Martins, a Batalha do Jenipapo foi o único conflito sangrento em favor da independência do Brasil. “Apesar da derrota e da morte dos piauienses esta luta foi determinante para que as tropas portuguesas se enfraquecessem e pudéssemos ter a nossa independência”, ressaltou.


Durante a cerimônia cívico-militar, o governador também que deixou flores no cruzeiro do cemitério localizado atrás do Monumento dos Heróis do Jenipapo, próximo ao rio homônimo. Naquele local, diversas vítimas do confronto foram enterradas enquanto outras foram levadas pelas águas do rio.

Medalhas

O governador Wilson Martins entrega durante a solenidade 47 medalhas do Mérito Renascença a autoridades e personalidades que contribuem para o engrandecimento e valorização do nosso Estado. Ele também é homenageado com a Medalha Heróis do Jenipapo, mais alta comenda de Campo Maior, que lhe será entregue pelas mãos do prefeito do município Paulo Martins (PT).
 
Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais