Cidadeverde.com

O primeiro bicho foi carnívoro

Estudos publicados na revista Science desta semana apontam para uma pesquisa dirigida pelo biólogo evolutivo John Wiens da Universidade do Arizona (EUA). Ele e sua equipe examinaram as informações de cerca de 1.000 espécies de animais, viventes de cerca de 800 milhões de anos atrás pra cá, o que inclui vertebrados diversos e um grupo 140 besouros.

Coanoflagelado. Fonte: Wikipédia.

O resultado do estudo culminou com uma árvore genealógica gigantesca mostrando muitas das interrelações entre as diferentes espécies e apontando para o ancestral de todos os animais como uma espécie que se alimentava de protistas (grupo que inclui protozoários). A ideia é que este primeiro organismo era um mini carnívoro. Teria o formato da célula base das esponjas e se alimentava de outros micro-organismos.

De acordo com Duncan Irschick, ecologista evolucionário da Universidade de Massachusetts em Amherst, a pesquisa é uma provocação a ideia mais aceita de que os primeiros animais eram herbívoros. Todavia Wiens aponta dados estatísticos robustos de que 63% das espécies atuais são carnívoras, contra 32% de espécies apenas herbívoras. Outros pesquisadores acham factível que Wiens esteja correto nas suas análises.

A discussão se alimenta de uma particularidade: a maior parte dos organismos não consegue digerir a celulose, o componente mais importante das plantas, sendo o açúcar mais abundante da natureza. As adaptações para ingestão deste componente presente na parede celular das plantas constituem-se em uma grande exceção.

Wiens alerta que as dietas herbívoras não tem como evoluir, mesmo que as plantas apresentando-se como muito abundantes. Para ele, veganos e vegetarianos precisam investir fortemente em frutos e sementes, de onde conseguem extrair proteínas importantes e açúcares digeríveis como o amido.

Boa semana para todos(as)!!!

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais